Como saber se atingiu a matriz da unha?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A lesão no leito ou na matriz ungueal pode resultar em deformidade ungueal permanente. Essa foto mostra sangramento sob a unha da mão. Se a lesão é aguda, a trepanação.

Para diagnosticar distrofias da unha que não são causadas por um fungo, os médicos podem fazer uma biópsia da placa ungueal (a parte dura da unha) ou da matriz ungueal (localizada na base da unha e de onde parte o crescimento da unha).

A destruição da matriz ungueal implica a perda permanente da unha. O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente.

Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina. É aí que acontecem ondulações ou outras deformidades. Se elas não saírem em um ano, provavelmente serão permanentes. Quando a unha sofre um trauma, a parte que mais dói é a matriz.

Sobre as lesões na unha
As lesões na unha ocorrem, por exemplo, quando prendemos o dedo em uma janela, na porta do carro, quando ele é prensado por um objeto pesado, sofre uma pancada na utilização de ferramentas como martelo ou até mesmo quando batemos o dedo na parede ou em um móvel.

7 dicas para fortalecer as suas unhas

  1. 1 – Produtos fortalecedores. ...
  2. 2 – Alimentação é tudo. ...
  3. 3 – Substitua a acetona. ...
  4. 4 – Deixe suas unhas respirarem. ...
  5. 5 – Cuidado com produtos como detergentes, desinfetantes e outros. ...
  6. 6 – Pare de roer as unhas. ...
  7. 7 – Cuide das suas cutículas.

A matriz é parcialmente visível na região clara e em formato de meia-lua, denominada lúnula. A lúnula pode ou não estar presente, possui tamanhos variados e é mais frequentemente observada nos polegares e em pessoas com pele clara.

Nesses casos, a Membracel pode ser muito útil durante o processo cicatricial. O primeiro efeito da membrana é a diminuição da dor em poucos minutos, por meio da proteção das terminações nervosas. Além disso, a Membracel forma uma barreira física, protegendo a lesão e impedindo a contaminação da região atingida.

A lesão do leito ungueal costuma ter uma boa recuperação, com uma imobilização durante duas semanas, sendo que poucos casos necessitam de cirurgia, somente em casos que haja desvio da fractura.

O trauma do complexo ungueal frequentemente apresentar-se-á em diferentes formas: hematoma subungueal, lacerações, esmagamentos e avulsão do leito ungueal. Hematomas ocorrem por causa de trauma microvascular no leito da unha, que comprime o coágulo de sangue abaixo da unha.

O médico pode liberar o sangue e aliviar a dor, fazendo um pequeno orifício na placa ungueal (a parte dura da unha). Normalmente, o médico utiliza uma agulha ou fio aquecido (eletrocautério) para fazer o orifício.

“A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.