Porque meu pé tá coçando muito?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Geralmente, é causada por picadas de insetos, suor, alimentos, medicamentos e cosméticos. Além da coceira, ela também costuma gerar a descamação da pele e bolhas e/ou manchas vermelhas na região mais comprometida.

05 Remédios caseiros eficazes para coceira na pele:

  1. Óleo de coco: Sim, o óleo de coco acalma a coceira. ...
  2. Manjericão: As folhas indianas de manjericão são ricas fontes de cânfora, eugenol e timol, todos os quais são potentes agentes contra coceira. ...
  3. Óleo de semente de gergelim: ...
  4. Hortelã: ...
  5. Limão:

Frieira é a mais comum infecção de pele por fungos que se caracteriza pelo aparecimento de bolhas e rachaduras especialmente na pele entre os dedos dos pés e muita coceira e ardor na região afetada. A condição é mais prevalente em homens do que em mulheres e mais comum em climas quentes e úmidos do que nos frios.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Quanto mais você se coça, mais vai se coçar
Cuidado com o ciclo da coceira! Coçar a pele libera histamina extra, enviando mais sinais de coceira ao cérebro.

A micose nos pés, também conhecida como -de-atleta ou frieira, é um problema de saúde comum, mas muito incômodo. Trata-se do surgimento de um tipo de fungo denominado dermatófito, que está presente no corpo humano e vive em locais úmidos, como na pele que há entre os dedos e nas unhas dos pés.

A má circulação atinge principalmente as extremidades do corpo, como mãos e pés. Dessa forma, o sangue não circula adequadamente e deixa a sensação de frio e coceira. Isso pode piorar ao longo do dia devido ao acúmulo de toxinas.

Contra a coceira, é indicado tomar banhos rápidos e com água morna para fria, não passar buchas vegetais ou muito sabonete (que deve ser neutro), preferir roupas de algodão e evitar tecidos sintéticos. Para hidratar a pele, um especialista pode prescrever hidratante sem perfume ou pomada.

Pomadas e/ou cremes

  • Cetoconazol. O Cetoconazol em creme é indicado para o tratamento de micoses que afetam a pele, como o de atleta e o pano branco. ...
  • Nitrato de miconazol. ...
  • Clotrimazol. ...
  • Cloridrato de butenafina. ...
  • Cloridrato de terbinafina. ...
  • Itraconazol. ...
  • Fluconazol.

Sinais e sintomas da frieira ou de atleta

  1. Coceira e sensação de queimadura nos dedos e nos pés;
  2. Pele muito seca, com descamação;
  3. Fissuras ou rachaduras na pele da sola dos pés e calcanhar;
  4. Pele esbranquiçada;
  5. Bolhas;
  6. Pés com mau cheiro.

Frieiras podem causar lesões, geralmente aparecem no terceiro, quarto e quinto dedos, se estendem para a sola do pé causando coceira na região, descamação da pele, ardor e odor característico. Se não tratar de forma adequada, a frieira pode se espalhar por outras partes do corpo, como a mão e virilha por exemplo.

As micoses são infecções fúngicas que afetam a pele, as unhas e o couro cabeludo. Micose das unhas (onicomicose), candidíase (sapinho), pitiríase versicolor, frieira (pé-de-atleta), tinea cruris, tinea do couro cabeludo e impingem são alguns dos tipos mais comuns de micose.

"Na pele, geralmente ela se apresenta com coceira e vermelhidão, mas pode também se manifestar com suor excessivo e insônia", explica Fernanda. Ou seja, os sintomas podem incluir: vermelhidão na pele, coceira, irritação na pele, falta de ar, insônia, suor em excesso, bolhas/bolinhas brancas ou vermelhas.

  • Pomada Antifúngica / Ceratolítica - Ureia 40% Miconazol 60G. Manipulação Minas Brasil. ...
  • Pomada Antifúngica / Ceratolítica - Ureia 40% Clotrimazol 30G. ...
  • Pomada de Lanolina Hpa 30G Lansinoh. ...
  • Pomada Antifúngica / Ceratolítica - Ureia 40% Cetoconazol 30G. ...
  • Pomada Antifúngica / Ceratolítica - Ureia 40% Melaleuca 30G.

Se a coceira for persistente, é preciso consultar um médico para evitar outros sintomas mais severos.