Porque não pode comer chia todos os dias?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Nenhum alimento em exagero traz somente coisas boas, por isso, é importante consultar com um nutricionista sobre a quantidade adequada da semente na sua dieta. O excesso no consumo de chia pode ser um problema para a saúde intestinal, especialmente em casos de doenças como a constipação.

A presença do ômega 3 na composição, por exemplo, ajuda a equilibrar os níveis de pressão sanguínea que levam a hipertensão. Além disso, o ômega 6 e antioxidantes da chia também previnem outros tipos de doenças e problemas de saúde, tal qual o aumento do colesterol e cânceres proveniente do envelhecimento celular.

Qual a quantidade de chia deve ser consumida por dia? A recomendação é não consumir muito mais que uma colher de sopa de chia ao dia. Em suma, o ideal é que ela seja sempre hidratada conforme as indicações antes do consumo.

A ideia é aumentar a saciedade comendo bem menos. Portanto, é sempre importante comer a chia já hidratada. Não seguir esse conselho pode trazer riscos para a saúde. As sementes de chia são cheias de fibras e proteínas, apresentando inúmeros benefícios para a saúde.

Controlam o colesterol e a saúde cardiovascular: o ômega 3 e o ômega 6 têm papel antiinflamatório no organismo e controlam o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. Além disso, o óleo de chia e de linhaça são as melhores fontes de ômega 3 para pessoas que, por algum motivo, não consomem peixes e frutos do mar.

Contraindicações das sementes de chia
Porém, pelo facto de o seu teor de fibras ser muito elevado, ao ingerir uma grande quantidade de chia, poderão aparecer problemas digestivos como inchaço abdominal, inflamação, doença de Crohn, gases, entre outros.

Uma grande contraindicação para a chia tem relação com alergias. Se você tem alergia a sementes de mostarda, linhaça ou gergelim, não coma chia, já que você também pode ser alérgico a esse alimento. A chia reduz a pressão arterial, o que tem seus lados positivos e negativos.

Uma boa opção é adicionar a chia aos alimentos do café da manhã. Você pode colocar, por exemplo, uma colher de sopa de chia na tapioca ou na crepioca. Ela também pode ser adicionada em leites, iogurtes e frutas, ou fazer parte de pães e biscoitos caseiros que, aliás, já fizemos um conteúdo inteiro destinado ao assunto.

Para que serve a chia hidratada? Hidrate a chia antes de consumi-la, isso faz com que os nutrientes possam ser melhor aproveitados pelo nosso corpo, além de favorecer a saciedade e o funcionamento do intestino. A chia atua na redução da glicemia, uma vez que reduz a absorção de açúcar no intestino.

que se forma, não é preciso lavar e nem coar. O. consumo recomendado é de 1 a 2 colheres por dia.

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.

A chia é uma tremenda aliada da saúde, como vimos neste conteúdo. Então, se você já se perguntou “posso tomar chia antes de dormir”, fique tranquilo, já que tudo indica que essa é uma forma segura de consumir a semente.

Para alcançar benefícios para saúde ao consumir a semente, o recomendado é que se misture uma ou duas colheres de sopa de chia para um copo d'água (250 mL) em temperatura ambiente.