O que é bom para aumentar a imunidade do corpo?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos
  1. Consuma mais vitaminas naturais. Abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos em vitamina C. ...
  2. Confie nas especiarias e remédios naturais. ...
  3. Tome um pouco de sol todos os dias. ...
  4. Beba água regularmente. ...
  5. Pratique exercícios físicos. ...
  6. Cuide do seu sono. ...
  7. Reduza o consumo de alimentos industrializados. ...
  8. Evite álcool e cigarro.

Então, a ingestão de alimentos com ácido fólico é excelente para cuidar da saúde, já que favorecerá a defesa natural contra infecções. Uma dica é consumi-los juntamente a uma fonte de Vitamina C — ela potencializa a absorção de ferro! Por exemplo, consuma brócolis no almoço e, de sobremesa, fatias de abacaxi.

ácido ascórbico

Avitamina C(ou ácido ascórbico) é uma das mais famosas quando o assunto é sobre vitaminas para aumentar a imunidade. Além disso, ela tem outras funções importantes no nosso organismo, como facilitar a absorção de ferro e combater os radicais livres.

frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

Vitaminas para imunidade baixa

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.

Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico mais fraco apresenta sintomas simples e facilmente perceptíveis como tontura, queda de cabelo e unhas quebradiças. Se você costuma ter gripes ou infecções respiratórias repetidamente, em curtos intervalos, também pode ser um forte indício.

As imunodeficiências secundárias são as geradas por doenças adquiridas ao longo da vida. Doenças crônicas – Doenças como diabetes, câncer, lúpus e AIDS podem contribuir para a diminuição da imunidade, já que o corpo está debilitado. Por isso, pessoas com esse histórico precisam redobrar os cuidados com a saúde.

Chá de gengibre
Essa é uma das opções de chá para aumentar a imunidade, além de trazer outros benefícios ao corpo. O gengibre tem ação anti-inflamatória, atuando na digestão e também na pele. O gengibre pode ser preparado de forma simples, apenas colocando uma fatia fina da raiz para ferver na água.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Brócolis, couve, espinafre e outras verduras têm papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. A composição desses alimentos tem altos níveis de vitamina C, antioxidantes e betacaroteno, que ajudam a combater infecções.

Reconhecido como um dos alimentos mais completos para os seres humanos, nos ovos é possível encontrar muitos desses nutrientes por isso ele é considerado um poderoso alimento para a imunidade. Rico em antioxidantes, vitamina A e D, o ovo é um importante aliado na formação do sistema imunológico.

Resfriados frequentes são um sinal de imunidade baixa
Além disso, o fator para resfriados frequentes pode ser baixa imunidade. O sistema imunológico pode funcionar não só quando uma infecção se inicia, ele também deve agir para eliminar vírus, bactérias e outros microorganismos antes mesmo deles provocarem uma doença.

O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo contra infecções. Quando a imunidade está baixa, ficamos mais propensos a contrair doenças infecciosas, virais ou bacterianas. Além disso, o processo de cura também pode ser prejudicado, expondo o organismo ao risco de complicações.

COMPARTILHE: Algumas pessoas aparentemente não conseguem encarar uma frente fria que logo ficam doentes, não é mesmo? Isso é apenas um sinal claro de um organismo com baixa imunidade ou imunodeficiência, uma situação perigosa que pode ser porta de entrada para diversas doenças oportunistas.