Qual a diferença entre cãibra e espasmo muscular?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A cãibra é caracterizada por dores mais fortes e, apesar de que possa ocorrer em qualquer parte do corpo, ela é mais comum na panturrilha e nos pés. Já os espasmos musculares, normalmente apresentam dores mais leves e é habitual que aconteçam em qualquer parte do corpo.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

São provocados pelo estresse emocional e físico, má qualidade do sono, desidratação, estiramento de músculos e ligamentos, sobrecarga muscular, atividade física além do limite, fratura óssea, torção ou contusão, gravidez, abuso do álcool e excesso de cálcio, magnésio, sódio e potássio.

como dito anteriormente a caimbra é um espasmo muscular agudo ( intenso, violento) já a contratura muscular é a contração prolongada da musculatura. Imagine que o músculo teria uma cãimbra porém leve, só que no caso da contratura esse espasmo da musculatura ( contração múscular) permanece durante vários horas ou dias.

Normalmente as cãibras não são graves. Porém, se ocorrem várias vezes ao dia e duram mais que 10 minutos podem ser um sinal de alerta. Nestes casos, um médico deverá ser consultado.

Como Aliviar um Espasmo Muscular
Massagear o músculo suavemente. Alongar o músculo suavemente. Cremes tópicos anti-inflamatórios com lidocaína, cânfora ou mentol podem ajudar a aliviar a dor. Usar uma almofada de aquecimento para relaxar os músculos tensos.

Como tratar/ aliviar espasmos musculares

  1. Medicamentos;
  2. Limitar o uso de cafeína;
  3. Fisioterapia;
  4. Acupuntura;
  5. Manter a alimentação equilibrada.

Logo, atividade física regular sob orientação de professional habilitado, hidratação, alimentação equilibradas e técnicas de relaxamento podem ajudar a prevenir os espasmos musculares. Lembrando que o excesso também poderá ser ruim, como a prática extenuante de atividade física.

Tremores no corpo
Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

Os tremores podem surgir em decorrência de condições do ambiente, por exemplo, quando trememos ao sentir frio. Quando sentimos frio e o corpo treme, temos uma contração involuntária do corpo para se manter aquecido. Também, em situações de estresse, medo ou ansiedade, o corpo pode apresentar tremores.

Etiologia das cãibras musculares

  • Cãibras idiopáticas benignas no membro inferior (cãibras nas pernas na ausência de uma doença causadora, geralmente à noite)
  • Cãibras musculares associadas a exercícios (cãibras durante ou imediatamente após o exercício)

As cãibras podem ocorrer por dois motivos. No primeiro deles, o ácido lático, substância que é produzida quando o nosso organismo queima glicose ao longo da prática de uma atividade física, acaba se acumulando em excesso dentro do músculo e o faz entrar em fadiga — fator que desencadeia os espasmos e dores.

A maioria das cãibras desaparece por si só em alguns segundos ou minutos, e alongar ou massagear o músculo ajudar a relaxar.

Vitamina B6 - Auxilia na contração e no relaxamento muscular, prevenindo câimbras. Vitamina E - Tem papel antioxidante, contribui na proteção do organismo contra os efeitos dos radicais livres. Potássio - É um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos.

Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar: Uso exagerado da musculatura: são as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos.

Os espasmos musculares podem ser leves ou intensos e, geralmente, duram alguns segundos ou minutos. O sintoma mais comum é a contração involuntária de um músculo ou grupo muscular, trazendo a sensação de que algo está repuxando ou dando um nó.