Qual a diferença entre cãibra e formigamento?

Perguntado por: ecunha2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A cãibra é uma contração involuntária dos músculos voluntários. O formigamento pode ocorrer em qualquer região do corpo, mas geralmente surge nas extremidades.

Elas se caracterizam como contrações involuntárias e bem dolorosas de um grupo muscular ou de um único músculo. As cãibras ocorrem na musculatura estriada, sendo mais recorrente nos músculos posteriores da perna, mas também podem atingir as coxas, pés, pescoço, braços, abdômen, entre outras partes do corpo.

É preciso ter muita atenção quando o formigamento atinge um dos lados do corpo, afetando mãos e pés simultaneamente. Especialmente quando acontece do lado esquerdo do corpo, esse pode ser um importante sinal de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou de infarto do miocárdio.

Ansiedade e estresse: quando se tem muitos episódios, o paciente pode sentir formigamento na face; Artrite ou artrose: o paciente pode apresentar deformidade em suas articulações, causando o formigamento; Anemia por deficiência de vitamina B12: ao longo prazo, pode levar a danos nos nervos que ocasionam o formigamento.

Embora possa parecer uma má circulação, na maioria das vezes, o formigamento ocorre por uma compressão nervosa em algum ponto do trajeto do nervo ciático. O formigamento também pode estar associado a doenças vasculares, como a obstrução da circulação arterial, o pé diabético ou outras doenças neurológicas.

Quem tem cãibra com frequência sabe o quanto dói. E às vezes, essa dor pode ser consequência de algo, como diabetes, doença renal e até Parkinson.

Apesar de não indicarem doença grave, quando as câimbras surgem mais de uma vez ao dia e duram mais que 10 minutos, elas podem ser uma indicação de alerta. Neste caso, vale procurar um médico especialista a fim de investigar as reais causas do problema.

Formigamento – também é mais frequente nos dedos, mãos, pés, braços ou pernas, mas provoca uma sensação de queimação, como se a parte afetada estivesse sendo perfurada por pequenas agulhas.

O formigamento das mãos e pés geralmente não é perigoso e pode ser temporário. Contudo, em alguns casos, pode ser um sinal de uma condição médica subjacente que requer tratamento.

A dormência é a perda de sensibilidade de uma região, que pode ser acompanhada também de uma redução da movimentação. Já o formigamento é a sensação de que vários insetos estão picando nossa pele. Todo mundo sente esses sintomas durante a vida, mas passam rapidinho.

O formigamento decorrente do excesso de ansiedade ou estresse pode afetar mãos, braços e língua, e na síndrome do pânico esse sintoma é normalmente acompanhado de suor frio, palpitações cardíacas e dor no peito ou na barriga.

As manifestações da neuropatia diabética geralmente. começam com dormência e formigamento na ponta. dos pés e pode evoluir para todo o pé e a perna, além. de poder afetar também as mãos (também conhecida.

Existem alguns sinais de alerta para procurar o médico, por exemplo: Formigamento acontece de forma frequente e constante; Normalmente, não tem uma causa ou evento que o desencadeie; Acontece com outros sintomas, como dores nas costas ou sensação de fraqueza, inchaço, dor e câimbras nas pernas.

Tratamentos “tradicionais” Os medicamentos disponíveis para tratar esse problema (amitriptilina, gabapentina, pregabalina, carbamazepina) costumam aliviar a sensação de queimação, porém são raros os casos em que a resposta seja satisfatória.