O que pode ser a causa da febre?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

As causas da febre estão relacionadas a diversos fatores, os mais comuns são vírus, infecção bacteriana, insolação, certas condições inflamatórias, desidratação, reação adversa a algum medicamento, entre outros.

A febre intermitente normalmente tem um período predeterminado de duração e regride pelo menos uma vez a cada 24 horas. Ele segue uma curva bem específica e pode sinalizar diversas doenças graves, como a malária, leptospirose, tuberculose e até mesmo linfomas2.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

Ter febre é um sinal de que algo fora do normal está acontecendo em seu corpo e isso pode ocorrer em qualquer indivíduo, seja ele adulto, idoso ou criança. Essa condição nada mais é do que um fenômeno de defesa do organismo ao sofrer qualquer tipo de agressão.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Quais os principais sinais da doença e como é feito o diagnóstico? Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

Temperaturas elevadas podem causar confusão mental, delírios e convulsões. Quando a febre é muito alta, existe o risco de convulsões febris, especialmente em crianças abaixo dos 5 anos. Mas isso não costuma acontecer quando a febre está perto de 37 graus.

Quando é preciso procurar um médico? Se a febre durar um ou dois dias, não ultrapassar os 39ºC e não estiver acompanhada de outros sintomas relevantes, a princípio não há necessidade de buscar atendimento médico. Mas, em alguns cenários, a avaliação especializada pode ser essencial.

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

Tipos de febre
Para a maioria das pessoas, o tipo de febre 3 é classificado pela faixa de temperatura medida no termômetro, com a seguinte classificação: febrícula ou estado febril: até 37,8 ºC; febre moderada, entre 38 e 38,5 ºC; febre alta, acima de 38,6 ºC.

Beba muita água, sumos e caldos: a febre pode levar à perda de fluidos corporais, o que, por sua vez, pode favorecer a desidratação. A ingestão de líquidos ajuda também a baixar a temperatura corporal. Prefira alimentos fáceis de digerir.

O uso de compressas frias pode aliviar a dor no corpo que surge com a febre, pois a água gelada estimula os receptores da pele a ativar as fibras do sistema nervoso para contrair os vasos sanguíneos, diminuindo a inflamação local e, consequentemente, a sensação de dor.