O que pode causar uma diarreia de repente?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

A causa mais comum da diarreia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que invadem o organismo, comprometendo os órgãos do sistema gastrointestinal. Bem como carência de zinco. “O zinco é um mineral importante que atua como cofator em diversos metabolismos das proteínas, carboidratos e lipídeos.

Diarreia é um sintoma extremamente comum, mas não quer dizer que seja normal. Ela pode indicar desde problemas simples, até condições mais sérias, principalmente a diarreia crônica. Infelizmente, nem todos dão a devida importância a tais alterações do intestino.

Exames podem ser necessários. Para o diagnóstico correto para saber o que causa diarreia, além do exame físico abdominal, o médico pode solicitar exames laboratoriais complementares, como os de sangue.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

Como dito acima, isso inclui os gordurosos, apimentados, as frituras, os doces, entre outros. Alguns desses alimentos são considerados laxantes ou laxativos, porque aumentam a atividade do intestino, a quantidade de fezes e estimulando o peristaltismo intestinal (ligado à movimentação dos alimentos pelo intestino).

Tipos de diarreia

  • Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração.
  • Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração.
  • Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.

Os mais comuns incluem Campylobacter, Salmonella, Shigella, e Escherichia coli. Infecção viral: Muitos vírus causam diarréia, rotavírus, vírus Norwalk, citomegalovirus, vírus herpes simplex, and vírus da hepatite.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Fezes líquidas ou aquosas
Ocorrem em situações de diarreias infeciosas ou nos sintomas de má absorção, intestino irritável, gastroenterites ou stresse. Deve investigar-se neste contexto a doença celíaca (intolerância ao glúten) e a intolerância à lactose.