O que pode causar o câncer no endométrio?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Um aumento no nível de estrogênio aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de endométrio. Após a menopausa, os ovários param de produzir esses hormônios, mas uma pequena quantidade de estrogênio é ainda produzida naturalmente no tecido adiposo.

Dor na pelve, massa anormal na pelve e perda de peso também podem ser sintomas de câncer de endométrio. Esses sintomas são mais comuns em fases mais avançadas da doença. Ainda assim, qualquer atraso em procurar ajuda médica pode permitir que a doença progrida ainda mais, diminuindo as chances de sucesso no tratamento.

Quais são as chances de cura do câncer endometrial? O tratamento para o câncer endometrial costuma ser, na maioria das vezes, curativo. Estima-se que 80% dos respectivos tumores sejam diagnosticados em estágios iniciais, o que possibilita às portadoras uma taxa de sobrevida em cinco anos de 95%.

Caso suspeite de tumor, o médico deverá pedir biópsia da região, além da ultrassonografia e da histeroscopia, primeiramente para confirmar o diagnóstico. Para determinar o estágio da doença, exames como tomografia, ressonância e ultrassonografia do tórax, abdome e pelve podem ser solicitados.

Segundo a American Cancer Society, nos Estados Unidos, o câncer de endométrio é o tumor maligno mais comum nos órgãos reprodutivos femininos. Ele afeta, principalmente, mulheres na fase pós-menopausa com mais de 60 anos de idade, sendo incomum naquelas com menos de 45 anos.

Os principais exames de sangue realizados para o diagnóstico do câncer de endométrio são: Hemograma completo. É um exame que mede as células vermelhas, células brancas e plaquetas.

Adenoacantoma. Adenoescamoso (ou de células mistas).

O procedimento pode ser feito com técnicas minimamente invasivas, como laparoscopia e cirurgia robótica, sendo considerado o padrão ouro do estadiamento do câncer de endométrio. Dependendo do tipo de câncer e de seu estadiamento, quimioterapia e radioterapia também podem ser usadas no tratamento.

O tratamento padrão inclui a cirurgia para retirada do tumor e determinar o estadiamento da doença. Às vezes, esse é o único tratamento necessário e a paciente é acompanhada de perto em busca de sinais de que a doença recidivou.

NEWSLETTER F5
A apresentadora Fátima Bernardes, 59, celebrou o fato de ter se curado de um câncer de endométrio que foi descoberto exatamente um ano atrás.

- Mulheres na menopausa ou sem menstruação (que não estejam grávidas) podem realizar o exame em qualquer ocasião ou no momento determinado pelo médico solicitante. - A biópsia pode ser feita em mulheres com sangramento, desde que não abundante, ou com corrimento vaginal.

A endometrite ou inflamação do endométrio (tecido que reveste a cavidade uterina) é causada por uma infecção no útero, que frequentemente resulta da ascensão de bactérias presentes na vagina, inclusive as sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia.