Como é a dor da laqueadura?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Não causa dores, não altera os ciclos menstruais e nem o comportamento sexual, a aparência, o peso ou o apetite. Com a cirurgia, não há necessidade de preocupar-se rotineiramente com a contracepção, como lembrar de tomar a pílula, além de não haver efeitos colaterais ou uso de hormônios e riscos associados.

Dor/Desconforto após a cirurgia
Uma das principais Orientações Pós Operatórias de cirurgia ginecologicas como o sling ou uma histerectomia é que você poderá sentir alguma dor/desconforto na virilha, na vagina ou no abdome inferior. A dor, em geral, se resolve em uma ou duas semanas.

A síndrome pós-laqueadura seria então caracterizada por: desarmonia do ciclo menstrual (metrorragia, sangramento intermenstrual, "spotting" e amenorréia), algia pélvica, dismenorréia, dispareunia, tensão pré-menstrual e manifestações psicológicas.

O tempo de recuperação da cirurgia varia de acordo com o procedimento e paciente. Quando se realiza a videolaparoscopia, a recuperação demora de 10 a 14 dias. No caso da laparotomia exige-se 30 dias de repouso. Nesses períodos deve-se evitar esforços físicos e ter relações sexuais.

Dicas para reduzir o inchaço pós cirurgia

  1. Alimente-se bem. ...
  2. Use a cinta compressora. ...
  3. Tome água e chás diuréticos. ...
  4. Faça drenagem linfática. ...
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia. ...
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo. ...
  7. Faça compressas frias ou geladas.

Síndrome pós-laqueadura: algumas pacientes relatam aumento do fluxo menstrual e surgimento de cólicas abdominais mais fortes no período de menstruação após a realização da laqueadura tubária.

Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir.

Um dos exames solicitados para a investigação dessas obstruções tubárias e suas especificidades é a histerossalpingografia, um exame de raio-X com contraste à base de iodo, que permite a observação detalhada da anatomia interna uterina e tubária.

É normal ter barriga inchada após a laqueadura tubária por laparoscopia? Sim, é normal ocorrer estufamento e distensão da barriga após a cirurgia. Durante o procedimento, é necessário insuflar gás no abdome para permitir a visualização dos órgãos e a realização da cirurgia.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Pode deitar-se de lado ou em decúbito ventral ("barriga para baixo"); Pode dirigir automóvel, realizar suas atividades laborativas e retomar atividades sexuais assim que se sentir seguro; Evitar pesos e abdominais por 15 dias para cirurgia por vídeo e 45 dias para cirurgia laparotômica ("aberta");

Cuidados após a laqueadura

  1. Evitar contato íntimo;
  2. Não realizar atividades físicas ou tarefas pesadas por alguns dias;
  3. Permanecer em repouso durante o tempo recomendado pelo médico;
  4. Ter uma dieta balanceada;
  5. Fazer caminhadas leves para melhorar a circulação sanguínea e acelerar a recuperação.

Assim como toda cirurgia, a vasectomia e a laqueadura têm riscos. “Com os avanços da ciência as cirurgias têm se tornado cada vez mais seguras, mas nunca isentas de riscos. Os principais riscos são sangramento, infecção ou lesão de outros órgãos do abdome.