Como é o teste do cotonete para saber se está grávida?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

2O teste de cotonete deve ser realizado de forma higiênica e cuidadosa. Através dele é observada a cor e a consistência da secreção da vagina. 3O teste do colo do útero consiste no toque para verificação da altura, da consistência e das características do colo uterino.

Nele, é sugerido que a mulher insira um cotonete no canal vaginal para identificar a presença de sangue. Caso haja sinal de sangue, significa que a menstruação está a caminho e possivelmente o resultado para gravidez é negativo. Se o cotonete sair limpo, o resultado pode ser positivo.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

Faça o teste até 6 dias antes do seu atraso menstrual, que é 5 dias antes do início esperado da menstruação. Se você fizer o teste antes do início esperado da menstruação, use a primeira urina do dia. Caso contrário, você pode fazer o teste a qualquer momento do dia. Não beba muito líquido antes de fazer o teste.

De acordo com as instruções do teste, é preciso esperar 30 minutos após comer ou beber qualquer produto antes de começar o procedimento. O kit inclui um swab para coleta, que deve ser rotacionado pela saliva do interior da boca por 90 segundos e então inserido na unidade analítica.

A questão é que, normalmente, com a proximidade da menstruação, o cotonete sairia com um tom rosado, marrom ou até mesmo vermelho. Por outro lado, saindo branquinho ou seco, seria sinal de que a menstruação não está próxima.

Entre a 35ª e 37ª semanas de gestação os obstetras fazem habitualmente o exame do cotonete, que consiste na obtenção de material da vagina e do ânus com uma espécie de cotonete para pesquisar a presença do Estreptococos do grupo B. Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Segundo médicos o teste é simples, onde a gestante leva apenas uma leve picada no dedo, podendo ser feitos no próprio consultório médico. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue do dedo da gestante, que de acordo com dados, garante 91% de acerto no diagnóstico.

Na gravidez
O muco cervical continua sendo produzido normalmente na gestação, mas ele se torna mais espesso e com tom esbranquiçado devido às alterações hormonais.