Como saber se está grávida com o dedo?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Segundo médicos o teste é simples, onde a gestante leva apenas uma leve picada no dedo, podendo ser feitos no próprio consultório médico. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue do dedo da gestante, que de acordo com dados, garante 91% de acerto no diagnóstico.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

Com uma luva lubrificada (às vezes não) ele introduz dois dedos na vagina e procura o colo do útero. Ali ele pode verificar várias condições da gestação e problemas que possam estar acontecendo, uma infecção ou candidíase1 por exemplo.

A dilatação cervical: se o orifício do colo está aberto e quão aberto ele está; Nas fases mais iniciais o útero poderá ter um formato um pouco diferente do habitual e isso pode ser percebido no toque; Se é possível sentir o bebê e qual parte do bebê está para baixo; Se o bebê está encaixado ou não.

É importante notar que, além do crescimento, o útero também passa por alterações posicionais durante a gravidez. No início, o útero está inclinado para a frente, para o abdômen.

PREVENÇÃO

  1. Posicione-se em frente ao espelho;
  2. Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
  3. Coloque as mãos na cintura fazendo força;
  4. Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
  5. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este aparece em baixa quantidade, mas é possível perceber ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi. Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação.

O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.

O colo curto pode ou não estar associado ao sinal do afunilamento, ou “dedo de luva”, o qual demonstra inca- pacidade do orifício interno cervical e, portanto, denota maior risco de a gestação não chegar ao termo. Além desse indício, deve ser registrada sua extensão e sua morfologia, no caso, em T, Y, V ou U.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Algumas mulheres afirmam que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmação é através dos testes de farmácia ou de sangue, feitos em laboratório.