Quantos dias pode durar a dilatação?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em média, a fase ativa dura de 5 a 7 horas em nulíparas e de 2 a 4 horas em multíparas. Tradicionalmente, deve-e esperar que a colo do útero dilate-se 1,2 cm/hora em nulíparas e 1,5 cm/hora em multíparas. Entretanto, dados recentes sugerem que a progressão mais lenta da dilatação cervical de 4 a 6 cm pode ser normal (1.

O estágio da dilatação é considerado o mais longo do parto. Se você é mamãe de primeira viagem, o processo costuma durar entre 8 e 12 horas. Caso seja um irmãozinho a seu primogénito, estima-se que pode durar de 5 a 7 horas. Mas a dilatação não necessariamente indica o nascimento do bebê.

A mulher pode ter cerca de 1, 2 cm de dilatação tranquilamente sem risco de parto iminente por algumas semanas, às vezes até o final da 41ª semana de gestação.

Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto. A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas.

Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.

Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

Fase inicial ou latente: De 3 a 4 cm de dilatação
Nessa fase, as contrações são bem espaçadas, de curta duração e fraca intensidade. É um dos primeiros sinais de que o bebê está à caminho, porém, este estágio de dilatação pode durar entre 8 e 12 horas em média.

Podemos ter, no primeiro período por exemplo, mulheres que dilatam 0,3 ou 0,4 cm na primeira hora, que vão demorar de 6 a 8 horas para progredir de 4 para 6 centímetro de dilatação. É exatamente por isso que não se recomenda toques em intervalos de duas horas.

Um estudo realizado e publicado pela revista Lancet mostrou que uma linha roxa “cresce” entre as nádegas, indicando a dilatação cervical. A linha começa na margem anal no início do trabalho e ergue-se como um “termômetro de mercúrio”. Quando atinge o topo, a mulher está em dilatação total3.

Nestes casos, a conduta necessária é aumentar a força motriz com medidas ocitócicas, como a amniotomia e/ou infusão de ocitocina, separadas entre si por no mínimo 40 a 60 minutos.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

Durante a gravidez, desnutrição, doenças como Rubéola, trauma; No momento do parto; Alterações genéticas como a Síndrome de Down; Após o nascimento, como doenças, trauma, desnutrição, traumatismo craniano; Outros fatores ambientais ou comportamentais, como a desnutrição.

Deve-se evitar ficar deitada, já que caminhar acelera o processo do parto. Água quente ajuda a relaxar o períneo facilitando a dilatação e diminuindo a dor, por este motivo banhos de imersão são utilizados no trabalho de parto.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.