Qual é a melhor hora para fazer o teste de gravidez?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. Embora ele possa ser realizado a qualquer momento do dia, a melhor hora para fazer o teste de gravidez de farmácia é pela manhã.

Você pode sim fazer um teste de gravidez no meio do dia ou mesmo à noite. Entretanto é mais provável que você obtenha um falso-negativo principalmente se você ainda não está com atraso menstrual e se você tem bebido muita água e sua urina está diluída.

Os testes de gravidez Confira da Sanfarma podem ser feitos com urina de qualquer hora do dia e podem ser realizados após, ao menos, 1 dia do atraso menstrual. Muito prático e eficiente, o resultado pode ser visualizado em apenas 1 minuto.

O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%. Se a sua menstruação está atrasada um dia e o teste der negativo, a chance de você estar grávida é muito baixa.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Quais são os cinco principais sinais de gravidez?

  1. Atraso menstrual.
  2. Enjoo matinal.
  3. Dor ou inchaço nos seios.
  4. Fadiga.
  5. Desejos ou aversões.

A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena. Esse sintoma, muitas vezes, é confundido com infecção urinária.

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.

O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez, qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo. Seguro mesmo, só até dez minutos, ok? Testes de gravidez com corante azul são mais suscetíveis a linhas de evaporação.

Grávida 1-2: indica que você está grávida e que você concebeu há aproximadamente 1-2 semanas atrás. Grávida 2-3: indica que você está grávida e que você concebeu há aproximadamente 2-3 semanas atrás. Grávida 3+: indica que você está grávida e que você concebeu há aproximadamente 2-3 semanas atrás.

As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.

É possível obter um resultado negativo ao testar precocemente, se não estiver usando a primeira urina do dia, se tiver bebido muito líquido ou se o teste não for sensível o suficiente para testes precoces, mesmo que você esteja grávida.

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia?

  • Uso de medicamentos para tratamento de infertilidade.
  • Aborto espontâneo recente.
  • Problemas de saúde.
  • Gravidez ectópica também pode dar falso positivo.
  • Teste de farmácia fora do prazo de validade.
  • Falso positivo no teste de farmácia e gravidez recente.

O que evitar nos 3 primeiros meses de gravidez?

  • Não se automedicar. ...
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo de comidas cruas, tais como peixes e carnes;
  • Evitar exercícios físicos intensos e sem recomendação prévia do médico;
  • Reduzir o consumo de chás e produtos que contenham cafeína.