Quanto tempo o sêmen chega no útero?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 2 de julho de 2023
3.9 / 5 9 votos

Apenas uma pequena fração do esperma que entra na vagina chega às trompas de Falópio. Leva cerca de 6-12 dias para o óvulo fertilizado viajar até o útero e grudar na parede do útero em um processo conhecido como implantação.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

Os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias dentro do corpo da mulher. Por isso, mesmo que a relação sexual aconteça cinco dias antes da ovulação, a mulher terá chances de engravidar, uma vez que os espermatozoides poderão permanecer vivos durante todo esse período e fertilizar o óvulo.

Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:

  • Leves cólicas abdominais;
  • Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
  • Alterações no corrimento vaginal;
  • Sensibilidade e aumento dos seios;
  • Cansaço e sonolência;
  • Atraso menstrual;
  • Sangramento vaginal;
  • Dor de cabeça.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

Esta janela de oportunidade ocorre pois o espermatozóide tem a capacidade de sobreviver no organismo da mulher por 5 dias. Portanto uma relação que ocorreu cerca de 5 dias antes da ovulação ainda poderá resultar em gravidez.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

4 Sintomas da fecundação
Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

De modo geral, essa consistência do fluido pode indicar inflamação ou malformação da próstata ou vesícula seminais. O que altera a viscosidade do esperma é o desbalanceamento da sua quantidade de proteínas, especialmente da fosfatase ácida e do antígeno prostático específico.

Comece a utilizar testes de farmácia para saber se está ovulando. Semelhante aos testes de gravidez, existem também os testes de farmácia para a ovulação. Esses testes detectam na urina da mulher o aumento dos níveis de LH associados à liberação do óvulo.

Embora você possa estar ansiosa para fazer um teste de gravidez o mais rápido possível, é melhor esperar uma semana de atraso menstrual para obter um resultado mais preciso. Se estiver com pressa, realize-o pelo menos uma a duas semanas após o sexo.

O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual. A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.