Quais os males que domperidona pode causar?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Entre os efeitos adversos mais frequentes da domperidona, podemos destacar dor de cabeça e diarreia. É possível a ocorrência de galactorreia (secreção de leite). Existem também o risco das chamadas reações extrapiramidais, quando o medicamento afeta a região neuronal responsável pelo tônus e pela postura.

Conselho Federal de Farmácia - Brasil - Domperidona: risco de arritmia ventricular e morte cardíaca súbita.

A domperidona deve ser utilizada na dose mínima eficaz no período mais curto possível. A duração máxima do tratamento não deve, habitualmente, exceder uma semana.

A Domperidona é um medicamento utilizado no tratamento da má digestão, tornando mais rápida a movimentação dos alimentos no esôfago, estômago e intestinos. Sua ação evita os sintomas de refluxo, dor abdominal alta, desconforto por gases e azia. Ainda é eficaz para tratar e evitar o enjoo, a náusea e o vômito.

Domperidona é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh 7 a 9) ou grave (Child- Pugh > 9). Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh 5 a 6). Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Opções de remédio para refluxo

  • Antiácidos. Neutralizam a acidez do estômago e aliviam a sensação de queimação, azia e dor. ...
  • Bloqueadores de histamina (H2) A histamina é a substância que induz a liberação de ácido gástrico. ...
  • Inibidores da bomba de prótons (IBP) ...
  • Antiespasmódicos.

A domperidona é contraindicada para pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh 7 a 9) ou grave (Child-Pugh > 9).

Quem tem gastrite pode tomar o domperidona? Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com PERIDONA®. Insuficiência hepática : devido a domperidona apresentar intensa metabolização hepática , deve ser administrada com precaução em pacientes com insuficiência hepática . Neste caso o ajuste da dose deve ser considerado.

Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

“Em linhas gerais, eu indico que o medicamento seja ingerido com o estômago vazio, porque a presença de alimentos atrasa a absorção do composto”, comenta o farmacêutico. Tomar uma hora antes ou duas horas depois da refeição seria um intervalo suficiente.

Venda sob prescrição médica. Medicamento Genérico – Lei N.º 9.787/99.

É recomendado o uso de domperidona antes das refeições. Se ele for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada. Em pacientes com insuficiência renal, a frequência das doses deve ser reduzida (ver “Precauções e Advertências”).

Fatores de risco:
– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

A Sinvastatina é utilizada para reduzir os problemas causados por doenças cardiovasculares porque diminui os níveis do mau colesterol (conhecido como LDL), dos triglicerídeos, além de aumentar a presença do bom colesterol (o HDL) no sangue.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.