Quanto tempo o sêmen fica no útero?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias dentro do corpo da mulher. Por isso, mesmo que a relação sexual aconteça cinco dias antes da ovulação, a mulher terá chances de engravidar, uma vez que os espermatozoides poderão permanecer vivos durante todo esse período e fertilizar o óvulo.

De modo geral, essa consistência do fluido pode indicar inflamação ou malformação da próstata ou vesícula seminais. O que altera a viscosidade do esperma é o desbalanceamento da sua quantidade de proteínas, especialmente da fosfatase ácida e do antígeno prostático específico.

Espermograma. O espermograma é o exame básico da fertilidade masculina. A análise seminal tem dois aspectos: microscópico e macroscópico. O aspecto microscópico analisa as condições dos espermatozoides.

O sêmen saudável é geralmente de consistência viscosa, esbranquiçado e opalino, às vezes amarelado. Espesso na ejaculação, dilui após estar fora do organismo e possui um odor semelhante a alvejante, devido ao seu conteúdo de substâncias alcalinas, que protegem os espermatozoides do ambiente ácido da vagina.

São solicitados exames como a ultrassonografia transvaginal, que avalia a cavidade uterina. Caso o resultado apresente alguma alteração, o especialista pode pedir exames complementares que vão ajudá-lo a responder à pergunta “como saber se sou infértil”.

A ejaculação precoce é um problema de saúde de origem multifatorial, ou seja, muitas coisas podem estar relacionadas com a presença desta alteração. A história das relações sexuais anteriores, o uso de medicamentos, o comportamento ansioso e transtornos como depressão podem estar relacionados com a ejaculação precoce.

Beta hCG. O beta hCG é um exame de sangue simples que mede a concentração do hormônio no sangue. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente de confirmar (ou descartar) uma gravidez, que pode ser realizado a partir do décimo dia da suspeita da fecundação ou após o primeiro dia de atraso menstrual.

Espermograma: trata-se da análise do sêmen, habitualmente colhido por masturbação. Mostra o número de espermatozoides por mililitro, a motilidade e o formato desses espermatozoides. É o principal exame para o homem.

Estima-se que um homem tenha aproximadamente 11 ereções involuntárias ao longo do dia, mas, nem todas com o mesmo nível de rigidez. É comum que você perceba uma leve ereção matutina, isso porque antes dela, ocorreram cerca de 3 a 5 outras ereções enquanto você dormia.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”