Quais as vantagens de fazer laqueadura?

Perguntado por: iguimaraes9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

O método apresenta uma baixa taxa de falha, sendo menos de 1 a cada 100 mulheres que acabam engravidando no primeiro ano após a ligadura. Não causa dores, não altera os ciclos menstruais e nem o comportamento sexual, a aparência, o peso ou o apetite.

A laqueadura, também conhecida como ligadura tubária, é um método contraceptivo que consiste em cortar, amarrar ou colocar um anel nas trompas para interromper a comunicação entre o ovário e o útero, o que impede a fecundação e o desenvolvimento de uma gravidez.

A laqueadura bloqueia a passagem do espermatozóide e o óvulo não é fecundado, sendo assim a mulher não engravida. A eficácia desse procedimento é de quase 100%. No entanto, ao ser submetida a cirurgia, a mulher precisa recorrer a outros métodos contraceptivos durante 3 meses para evitar a gravidez.

A recuperação pode levar de 24 a 48 horas após o procedimento. Porém, é necessário repouso de pelo menos 10 dias, onde não é recomendado fazer esforço, exercícios físicos e ter relações sexuais. Além disso, um dos cuidados indicado é usar camisinha em todas as relações sexuais por pelo menos um mês.

Cirurgia de Laqueadura, ela tem direito a auxílio doença.

As desvantagens foram: possibilidade de arrependimento e de complicações. Além disso, as prováveis mudanças fisiológicas; o caráter permanente do método; o desempenho do papel da mulher na sociedade foram categorizados, concomitantemente, como vantagens e desvantagens.

A síndrome pós-laqueadura seria então caracterizada por: desarmonia do ciclo menstrual (metrorragia, sangramento intermenstrual, "spotting" e amenorréia), algia pélvica, dismenorréia, dispareunia, tensão pré-menstrual e manifestações psicológicas.

Dez anos após o procedimento, a taxa é de 1,8 para 100 mulheres. A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.

A recuperação da fertilidade só será confirmada 30 dias após a operação, quando tiver ocorrido o ciclo menstrual completo. Apesar das chances de gravidez reduzirem até 20% após a reversão da laqueadura, as pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar dentro do período de 12 meses.

Vale lembrar que a cirurgia não impede que a ovulação aconteça e nem interfere no ciclo hormonal feminino. Então, a mulher continua menstruando normalmente depois do procedimento.