Como é feita a cirurgia de espessamento endometrial?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

O procedimento é realizado com o auxílio de um instrumento de endoscopia específico denominado histeroscópio. Esse procedimento pode ser realizado com a utilização de anestesia local ou de anestesia geral, de acordo com a indicação da equipe médica.

Orientações pós-operatórias
Após a cirurgia, quando o procedimento é mais simples, é recomendado apenas um repouso de 24 horas.

O procedimento deve, preferencialmente, ser realizado por um especialista em cirurgia oncológica. Geralmente, ele consiste em uma histerectomia (retirada do útero e do colo do útero, por meio de uma grande incisão abdominal, através da vagina ou por laparoscopia).

Na histeroscopia cirúrgica em consultório, uma das complicações mais frequentes é o síndrome vagal (sintomas de náuseas e vómitos, suores e sensação de desmaio) que ocorre nos procedimentos mais demorados e mais complexos, estando associado a uma dor mais intensa.

Orientações pós-cirúrgicas
São sinais que alertam para infeção: dor abdominal severa, que não alivia com o uso de analgésicos, sangramento abundante e com coágulos, corrimento vaginal com odor forte, febre e calafrios. O sangramento também pode favorecer o desenvolvimento de um processo infeccioso após a cirurgia.

O procedimento é realizado com o auxílio de um instrumento de endoscopia específico denominado histeroscópio. Esse procedimento pode ser realizado com a utilização de anestesia local ou de anestesia geral, de acordo com a indicação da equipe médica.

A histeroscopia diagnóstica é mais simples e portanto, com custo menor. Na região Norte, por exemplo, ela pode ser feita por preço médio de R$300 e em SP pode chegar a R$ 1000 reais. Se com sedação, aumenta mais o preço.

A ablação endometrial destrói o revestimento uterino. Ainda que as técnicas variem, o procedimento geralmente é realizado com instrumentos que fornecem calor ou frio extremo para o endométrio. Após a ablação endometrial, muitas mulheres ainda têm períodos de menstruação, entretanto eles são muito mais amenos.

A anestesia
A raquidiana é uma anestesia regional, realizada na coluna, para bloquear dor e movimentos da cintura para baixo. Esse bloqueio dura apenas algumas horas, e costuma trazer muito conforto para as pacientes ao acordar da cirurgia.

Depois de receber alta, a paciente deve manter o repouso e evitar esforços como trabalhar, limpar a casa ou pegar peso por pelo menos um mês. Além disso, a indicação é não fazer exercícios físicos ou manter relações sexuais por duas semanas.

O sangramento após a histeroscopia deve durar apenas alguns dias. Algumas pacientes também relatam a presença de cólicas após o procedimento. Senso assim, são prescritas medicações para aliviar possíveis dores.

Preparação para a histeroscopia cirúrgica
É necessário evitar relações sexuais por pelo menos 72 horas antes do procedimento e o tratamento medicamentoso preventivo (1 comprimido 30 minutos antes da cirurgia) contra possíveis cólicas que surjam após a intervenção.