Pode fazer a cirurgia de laqueadura menstruada?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A resposta é sim. No entanto, uma recomendação necessária é que se você tem essa dúvida e precisa esclarecer alguns pontos em relação a cirurgia plástica e menstruação, procure seu médico de confiança e fale bastante sobre o assunto com seu cirurgião.

Mesmo que as cirurgias sejam invasivas e exigem mais do corpo que o habitual, a menstruação (ou prestes a ou acabado de) não é impedimento à realização da maioria delas e não influencia no resultado.

· Se eventualmente você tiver algum tipo de alergia, notifique a enfermagem e o anestesista. · Se você estiver menstruada, não existe contraindicação para a realização da cirurgia.

Oriento que a paciente não esteja usando absorvente interno durante o ato cirúrgico. E lembrem-se não use anticoncepcional no período pré-operatório com o objetivo de suspender a menstruação. Para esclarecer mais dúvidas, agende uma consulta.

A recuperação pode levar de 24 a 48 horas após o procedimento. Porém, é necessário repouso de pelo menos 10 dias, onde não é recomendado fazer esforço, exercícios físicos e ter relações sexuais. Além disso, um dos cuidados indicado é usar camisinha em todas as relações sexuais por pelo menos um mês.

É recomendável, e o médico lhe dará todas essas ideias antes de entrar para a sala de cirurgia, que a paciente não faça a operação com absorvente interno, como o OB, lentes de contato, cosméticos ou produtos e beleza, jóias, relógios, pulseiras, brincos, piercing, grampos de cabelo, cílios postiços ou qualquer outro ...

Para fluxos intensos, os absorventes com abas são mais indicados, pois possuem melhor fixação e dão ainda mais segurança.

Criou-se o mito que a menstruação favorece o aparecimento de infecções, anemias e outras complicações cirúrgicas. Contudo, desde que o fluxo esteja normal e os exames necessários tenham sido feitos e estejam dentro da normalidade, não há problema algum em ir para o centro cirúrgico menstruada.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

O paciente não deve ir de cabelo molhado pelo fato de a água pura possuir uma baixa quantidade de íons, ela não apresenta condução de eletricidade, funcionando como um isolante.

Já que você quer se sentir confortável, escolha roupas práticas com um caimento largo. Moletom ou calças de treino largas geralmente são uma boa escolha. Talvez, seja interessante o uso de shorts se for realizar uma cirurgia no joelho. Camisetas ou blusas com botões na frente são mais fáceis de vestir e tirar.