O que pode causar inchaço nas pernas e nos pés?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Varizes. As varizes são veias dilatas e inchadas que surgem, em geral, nas pernas e em alguns casos nos pés. Elas costumam ter coloração azulada ou roxa e a aparência de saltar da pele. Entre os sintomas das varizes estão retenção de líquidos com inchaço nas pernas, que também ficam doloridas e pesadas.

O inchaço nos pés e pernas está, muitas vezes, relacionado a um problema nos rins. Esses são os órgãos que filtram o sangue e, em seguida, direcionam o líquido do corpo para ser eliminado pela urina. Então, se os rins não funcionam adequadamente, a pessoa também não consegue eliminar o líquido de forma eficiente.

Inchaço em somente uma perna pode ser causado por obstrução da circulação venosa. É fundamental procurar ajuda médica para investigar se há trombose venosa ou outra causa importante.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

A água quente relaxa a musculatura dos pés e estimula a circulação sanguínea. Uma boa receita de escalda pés para desinchar é mergulhar os pés até os tornozelos na água com 2 a 4 colheres de sopa de sal grosso. Você ainda pode adicionar algum óleo essencial de sua preferência ou bolinhas de gude para massagear os pés.

Massagem ou drenagem linfática podem sim diminuir o inchaço, pois elas auxiliam o retorno venoso. A perna fica mais leve, diminui a dor e até a sensação de perna cansada.

Os pés inchados também podem ser sintomas de diversas doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes e artrite. Na maioria das vezes, essas situações levam ao acúmulo de fluidos nos tecidos e inchaços nos pés. Já em relação à artrite, inflamações nas articulações provocam o problema.

Os medicamentos com maior probabilidade de causar pernas inchadas incluem: Medicamentos para o coração chamados bloqueadores dos canais de cálcio – como Amlodipina e Nifedipino. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como Aspirina, Ibuprofeno e Naproxeno.

Furosantisa 20mg, caixa com 5 ampolas com 2mL de solução de uso intramuscular ou intravenoso (embalagem hospitalar) SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO.

A longo prazo, isso leva ao acúmulo de fluidos, especialmente nas pernas; Trombose venosa profunda (TVP): na TVP, uma ou mais veias da perna apresenta um coágulo, que impede que o sangue retorne ao coração. O quadro geralmente é acompanhado de dor e edema do membro acometido.

A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo.