O que pode acontecer se não tratar a candidíase?

Perguntado por: mgomes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Segundo a ginecologista, a candidíase pode acarretar ainda infecção de urina. "Por conta da ardência ao urinar, a mulher segura o xixi e isso pode desenvolver a doença."

Uma infecção genital não tratada pode se espalhar para outras áreas do corpo, como a uretra ou o trato urinário, e causar complicações mais sérias. A candidíase também pode se espalhar para o sangue e causar infecções sistêmicas, o que pode ser perigoso para pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Candidíase pode causar complicações? Em casos mais graves, principalmente quando o sistema imunológico é muito debilitado, a infecção pode acometer outros órgãos, principalmente o trato gastrointestinal. Nesse ponto, é importante estar atenda aos sintomas e realizar o tratamento indicado pelo médico.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Sintomas da candidíase vaginal
Pode haver coceira ou ardência na vagina e na vulva, e essa sensação pode ser especialmente intensa durante a relação sexual. A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter uma secreção branca, muitas vezes espessa e semelhante a uma coalhada.

Quais os sintomas de candidíase?

  • Ardor e coceira na região vaginal;
  • Corrimento com aparência esbranquiçada e que sai em grômulos;
  • Dor e vermelhidão nos genitais;
  • Dor ao praticar relações sexuais.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias. Em relação aos tratamentos por via vaginal, o leque de opções é bem maior.

O tratamento da candidíase se baseia no uso de antifúngicos que são ministrados tanto por via oral quanto por via local. Quando a paciente, além da infecção, tem uma irritação muito séria, indica-se um creme cicatrizante local.

A candidíase vaginal ou candidíase vulvovaginal é uma infecção desencadeada principalmente pelo fungo candida albicans, que pode causar coceira, corrimento e irritação na região da vagina.

Baixa imunidade – Pessoas com a imunidade comprometida estão sujeitas à candidíase de repetição. Além de manter sob controle doenças crônicas como o diabetes, é importante manter a saúde emocional em dia. Fatores como estresse desregulam o sistema imunológico.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

A candidíase é uma micose da vagina extremamente comum: quase todas as mulheres terão pelo menos uma vez durante a vida. Na maioria das vezes, é causada pela Candida albicans, fungo que está presente em cerca de 20% das mulheres como parte normal dos microorganismos da flora vaginal.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.