O que piora uma conjuntivite?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Em casos de conjuntivite infecciosa, os materiais pessoais da pessoa acometida precisam ser separados e ele deve lavar as mãos frequentemente. Na alérgica é preciso identificar o agente que piora o quadro, como perfumes, ácaros, produtos de limpeza e pelos de animais.

Em algumas situações, a alergia a poluentes e também a agentes irritantes — como poluição, fumaça, cloro de piscina, produtos de limpeza, cosméticos e perfumes — termina por ocasionar essa inflamação. A conjuntivite também pode se manifestar como consequência de uma infecção.

É necessário evitar ao máximo ter contato pessoal com a pessoa infectada e com seus objetos. Toalhas, lenços e maquiagem, por exemplo, não devem ser compartilhados. Lave as mãos com frequência e evite coçar os olhos, pois o vírus pode ser facilmente transmitido pelas mãos.

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.

"O uso de colírios e medicamentos que contém anti-inflamatórios, chamado corticoide pode levar ao glaucoma e em alguns casos agravar lesões que existem em função da infecção e até ocasionar a úlcera de córnea."

Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular. É possível que você precise de colírios que contenham anti inflamatórios ou anti histamínicos para reduzir a irritação e o inchaço, às vezes por uma ou duas semanas.

Ao ver uma pessoa com conjuntivite, você não precisa sair correndo para longe dela. Basta que não tenha contato direto com ela ou com objetos manuseados pela mesma.

Qual é a duração do atestado médico para conjuntivite? R: A duração do atestado médico para conjuntivite varia conforme a gravidade da condição e o tipo de conjuntivite. Geralmente, o período de afastamento pode variar de 2 a 7 dias.

- Não coçar os olhos; - Fazer compressas de água fria, para diminuir o desconforto; - Limpar os olhos com delicadeza; - Para limpeza, utilizar gaze úmida, com água morna ou soro fisiológico a 0,9%.

Compressas quentes colocadas sobre as pálpebras fechadas podem ajudar a acalmar os olhos se você tiver conjuntivite viral ou bacteriana.

“Quem está com conjuntivite deve lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”, ensina a oftalmologista.