O que piora a infecção urinária?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Alguns alimentos à base de cafeína, à base de farinha branca, carnes processadas e bebidas alcoólicas, também podem agravar o quadro de infecção.

Falta de hidratação. É fundamental tomar bastante líquido ao longo do dia para evitar episódios de infecção urinária. Isso porque a urina, ao passar pelos componentes do trato urinário, leva consigo possíveis bactérias que penetraram pela vagina ou pelo pênis.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

De um modo geral, grande parte das infecções urinárias não complicadas são completamente eliminadas com sete dias de tratamento. Caso seja diagnosticada uma infecção urinária alta (rins e ureteres, denominada pielonefrite) ou uma infecção da próstata, o médico pode prescrever antibióticos durante duas semanas ou mais.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Como aliviar a ardência ao urinar? Uma dica que ajuda a aliviar o incômodo e até eliminar bactérias do trato urinário é beber muito líquido. Evitar segurar a urina é outra medida importante, uma vez que diminui o acúmulo de microrganismos que podem causar doenças.

Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

Como é a dor de infecção urinária? A princípio se inicia com quadro de ardência ao urinar que piora progressivamente e dura por toda a micção. Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins.

Conheça 6 dicas de remédios naturais para a infecção urinária:

  • Cranberry (Vaccinium macrocarpon) ...
  • Pycnogenol (Pinus pinaster) ...
  • Probióticos. ...
  • Vitaminas. ...
  • D-manose. ...
  • Extrato de própolis verde.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.