O que piora a afta na boca?

Perguntado por: emata . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Embora sejam fontes de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, as frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi, também devem ser evitadas por quem possui aftas na boca.

Fatores hormonais. Stresse ou ansiedade. Carência de certos nutrientes, como sais minerais (ferro e zinco) ou vitaminas (sobretudo vitamina B12 e ácido fólico) Problemas dentários ou má higiene oral.

Cerveja, vinho, refrigerante, sucos cítricos e café fazem parte da lista de bebidas que é melhor evitar se estiver se recuperando das aftas. O álcool, o açúcar, a acidez e até a temperatura elevada desses drinks podem ser desconfortáveis para quem tem o problema de saúde.

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

Tratamentos e cuidados nos casos de afta
As maiores podem demorar cerca de 30 dias para sarar, mas esse tipo é bem mais raro.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Para evitar esse incômodo, procure adicionar uma porção de alimentos que são fontes de Vitamina B2 e Vitamina C na sua dieta. Veja alguns exemplos abaixo: Carnes magras; Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

Alívio natural
As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

A abrasividade pode ser prejudicial
Inclusive, pesquisadores já relacionaram uma ligação entre o aparecimento de aftas e o uso de cremes dentais que contenham SLS (Sodium Lauryl Sulfate – ou, em português, Lauril Sulfato de Sódio).