O que passar no pão para quem tem colesterol alto?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia.

Patês de atum, de sardinha ou de frango, por exemplo, são opções de recheios saudáveis para o pão super interessantes. São proteínas de alto valor biológico, contém ferro, zinco, fósforo, e os peixes, em especial, ômega 3.

Prefira margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que parecem ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.

Estão liberados – Alimentos que controlam o colesterol
Cereais como: arroz integral, farinha de trigo integral, milho, soja, aveia e pães integrais; Todos os tipos de legumes e verduras; Todas as frutas, com exceção do coco (água de coco a vontade);

PREFIRA: Pão francês, de forma, integral, de leite, italiano, português, sírio, de hambúrguer, de hot dog, baguete simples, de minuto, de batata, brioche sem recheio, recheados de verduras, bisnaguinha, torradas, ciabatta.

Melhores substitutos para a manteiga

  1. Ghee.
  2. Azeite.
  3. Óleo de coco.
  4. Substitutos para a manteiga para passar no pão.
  5. Porque dizer não à margarina.

A margarina e a manteiga não são as únicas opções de gordura. Você pode utilizar fontes mais saudáveis, tais como azeite, óleo de coco, ou até mesmo a manteiga ghee - esta que você pode fazer até aí mesmo, na sua casa. Oleaginosas e frutas como coco e abacate também são ótimas fontes de gordura boa.

Nutrólogo sugere dieta para indivíduos com colesterol elevado

  • Café com pão integral, frutas e cereais. Para o café da manhã, a dica do Dr. ...
  • Almoce peixe. Para o almoço, a sugestão do nutrólogo é o peixe. ...
  • Salada com muito azeite no jantar. Durante o jantar, o Dr. ...
  • Beba suco de uva natural ou vinho tinto.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

O eritritol, também conhecido como álcool de açúcar, é encontrado naturalmente em algumas frutas, e não aumenta tão intensamente os níveis de glicose no sangue ou insulina, tampouco afeta os níveis de gorduras, como colesterol ou triglicérides (que servem como uma reserva de energia do organismo).

Peixes ricos em ômega 3, como sardinha, salmão, cavalinha, atum e arenque; Ervas e especiarias, como alecrim, canela, açafrão, manjericão, salsa e coentro; Bebidas, como água, água de coco, café e chás sem açúcar, além de chás com propriedades hipocolesterolêmicas, como o chá de alcachofra ou dente de leão.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.