O que passar em micose entre os dedos?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O tratamento da micose no pé é feito através de pomadas antifúngicas com substâncias como cetoconazol, isoconazol e fluconazol. Normalmente, é recomendado passar a pomada nos pés entre 2 e 3 vezes ao dia, no período determinado pelo médico.

O creme antifúngico Canesten® (clotrimazol) combate frieira ou pé de atleta e uma série de infecções da pele por fungos, como dermatofitose e micose de virilha. O Canesten® Creme é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas.

Pomadas e/ou cremes

  • Cetoconazol. O Cetoconazol em creme é indicado para o tratamento de micoses que afetam a pele, como o pé de atleta e o pano branco. ...
  • Nitrato de miconazol. ...
  • Clotrimazol. ...
  • Cloridrato de butenafina. ...
  • Cloridrato de terbinafina. ...
  • Itraconazol. ...
  • Fluconazol.

Vinagre. Um tratamento alternativo para a doença é deixar os pés em uma mistura de água com vinagre de maçã (em igual proporção) por cerca de vinte minutos. O ácido acético, substância presente no vinagre, é capaz de neutralizar o pH da pele e contribuir para o combate aos fungos.

"No caso da micose, por exemplo, são comuns o descolamento na unha, manchas e riscas nas extremidades e a aparência mais grossa e espessa. Já a frieira é muito conhecida pela coceira na região afetada. O famoso 'pé de atleta' incomoda bastante e pode provocar fissuras, inchaço, ardor local e mau cheiro.

A causa mais comum da popular “frieira” é a micose, infecção por fungo na região entre os dedos dos pés, também conhecida como tinea pedis. É a causa mais comum de micose e ocorre especialmente devido ao calor e umidade da região.

Cetoconazol Creme é um medicamento dermatológico utilizado para tratar infecções de pele causadas por fungos ou leveduras, como micoses, frieira e pano branco. Este creme dermatológico possui potente capacidade de combater micoses, fornecendo um alívio rápido na coceira procedente deste tipo de infecção cutânea.

Alternativas caseiras

  • Uso de óleo de melaleuca com propriedades antifúngicas. ...
  • Elaboração de um spray antifúngico natural, com óleo de alfazema e vinagre de sidra;
  • Aplicação de chá de folha de mandioca, também com um algodão, na região afetada pela micose de pele;
  • Chá de camomila, aplicado com um algodão.

O tratamento com um antifúngico tópico, ou seja, aplicado diretamente na pele, é uma forma fácil e prática de combater a frieira ou pé de atleta. Os antifúngicos atacam os principais tipos de fungos que causam a infecção, são fáceis de aplicar e penetram rápido na pele para alívio dos sintomas.

Basta preparar uma solução com meia xícara de lysoform, duas xícaras de álcool, 1 litro de água. Coloque em um borrifador e espirre no sapato por dentro. Só use novamente este calçado quando estiver completamente seco.

Usar peças de roupa e sapatos muito justos ou que não protejam do frio e da humidade, uma vez que dificultam a circulação sanguínea e expõem a pele à agressão externa. O facto de ter o peso abaixo do recomendado para a estatura pode ainda aumentar o risco de frieiras.