O que o refluxo pode causar no coração?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

· O refluxo gastroesofágico tem sido associada com fibrilação, batimentos prematuros e arritmias ventriculares ou situações mais prolongadas, tais como a fibrilação atrial.

A médica explica que quando o suco gástrico sobe repentinamente para o esôfago, o que caracteriza a doença do refluxo, pode ocorrer dor intensa no peito e falta de ar.

De acordo com alguns a frequência cardíaca elevada está associado com o disfunção do nervo vago que é partilhado por ambos- o coração e do estômago. Refeições pesadas aumentam a pressão no estômago e da pressão sobre o nervo vago – o nervo que controla o batimento do coração.

Se a doença não for tratada, pode haver complicações como: esofagite (inflamação do esôfago), úlcera do esôfago e até sangramento; alteração das células da porção final do esôfago, o que causa a doença chamada esôfago de Barrett, que pode evoluir para um câncer de esôfago se não tratado; inflamação das cordas vocais, ...

Se os sintomas vierem acompanhados de náusea, tontura ou falta de ar, ou ainda a dor no peito irradiar-se para o braço ou mandíbula, procure assistência médica imediatamente, pois esses sintomas podem indicar um ataque cardíaco.

Quando não funciona direito, permite que os alimentos retornem do estômago para o esôfago. Também pode acontecer de a musculatura do EEI sofrer fragilidade ou fraqueza.

· O refluxo gastroesofágico tem sido associada com fibrilação, batimentos prematuros e arritmias ventriculares ou situações mais prolongadas, tais como a fibrilação atrial. Tratamento de refluxo gastroesofágico pode diminuir a ocorrencia destas arritmias.

Quando ocasionais, esses sintomas são considerados normais. Mas se aparecem com frequência, são intensos e ainda causam lesões nos tecidos, podem caracterizar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

O tratamento do refluxo gastroesofágico
O refluxo não pode ser curado integralmente.

Aprovado no Brasil dispositivo Esophyx para pacientes com refluxo crônico. Um novo tratamento para o refluxo gastroesofágico foi aprovado no Brasil, o Esophyx, dispositivo implantado entre o esôfago e o estômago.

O primeiro é o gastroesofágico, que é o mais conhecido. Neste, não existe a reclamação de efeito na via aérea. O segundo é o refluxo laringofaríngeo, quando a acidez do estômago pode seguir por todo o caminho, chegando até a garganta e os pulmões, causando ainda mais incômodo.

Refluxo Gastroesofágico (RGE)
Quando não tratado, as lesões na mucosa esôfago podem se tornar mais graves e profundas, levando ao aumento no risco de câncer.

Refluxo Gástrico
Essa é uma condição que acontece quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago até a boca, resultando na dor de cabeça e enjoo constante, sensação de queimação na garganta e estômago, tosse seca e dor no peito.

(DRGE), causada pelo vazamento de ácido gástrico para o esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou constrição sob o esterno, o que pode se assemelhar à dor causada por uma doença cardíaca. Espasmos do esôfago. A causa desse distúrbio é desconhecida.

Asfixia ou tosse súbita e forte que interfere na respiração, que pode acordar o paciente, é uma manifestação mais grave do refluxo. Tosse seca, garganta limpa, alterações na voz e até falta de ar com chiado no peito, semelhante à asma, podem ser causadas pelo refluxo.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.