O que o limão faz na vesícula?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca , que é antibacteriana. Em geral a mistura ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

Não há contra-indicação de ingestão de limão em portadores de pedra na vesícula biliar. Deve-se evitar ingestão de alimentos gordurosos. Vale ressaltar que a pedra na vesícula pode cursar com diversos tipos de complicações como pancreatite, colecistite (inflamação da vesícula biliar) e icterícia.

As verduras e legumes não podem faltar; são recomendáveis a beterraba, a alcachofra, o pepino, o tomate e o rabanete; poderá incluir também sucos de verduras e legumes. Tão importante como as verduras e legumes, as frutas também são muito aconselháveis. Pode escolher entre pera, maçã, figo, melão, mamão, entre outras.

Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo. Leite integral e derivados. Embutidos. Carnes gordas.

De acordo com médicos especialistas, a única solução para o problema é a cirurgia. As dietas detox, utilizadas com a intenção de eliminar toxinas do corpo, são bastante populares na internet.

Chá para vesícula: limão
O chá para vesícula feito de limão pode ajudar a evitar esse problema, pois possui componentes que estimulam a produção da bílis – o líquido responsável por absorver essa substância no organismo –, impedindo, assim, o acúmulo do componente no organismo e o desenvolvimento dos cálculos.

“A água com limão melhora o trânsito intestinal e hidrata o cólon”, diz Parada, por isso pode ajudar na constipação, principalmente com o estômago vazio logo pela manhã. Além disso, o limão, por ser rico em fibras, também favorece a saúde intestinal.

O tratamento para pedras na vesícula pode ser feito através de medicamentos, com o objetivo de diluir o cálculo quando o colesterol é a principal causa. Mas, a cirurgia continua sendo o método mais indicado.

Tratamento para vesícula inflamada

  1. Medicamentos. O tratamento a base de remédios visa tratar o colesterol, e por consequência as pedras que causam a inflamação. ...
  2. Dieta pobre em gorduras. Com uma dieta balanceada, esse tratamento busca também diminuir o colesterol com uma alimentação pobre em gorduras. ...
  3. Ondas de choque.

O tratamento com uso de remédios é feito quando as pedras da vesícula são de colesterol, pois os medicamentos como Ursodiol agem dissolvendo essas pedras.

4 dicas de dieta para quem tem pedra na vesícula

  • Consuma mais frutas e vegetais. ...
  • Evite doces. ...
  • Tome cuidado com as carnes vermelhas. ...
  • Prefira o consumo de peixes.

Beber mais água: é importante para evitar a formação de uma lama biliar espessa.

Colocar uma compressa de água morna pode ajudar a diminuir a pressão, aliviando a dor. Beber chá calmante de hortelã-pimenta. Além de atuar sobre a dor, acalma os espasmos na vesícula. Tomar um suplemento de magnésio ou adicionar pó de magnésio na água, conforme orientação médica.

Vinagre de maçã: esse vinagre contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor. Para preparar esse remédio caseiro, basta dissolver duas colheres do vinagre em água morna; Magnésio: Ajuda a aliviar os espasmos da vesícula biliar e no bom funcionamento do organismo de modo geral.

Não existe nenhuma medicação para evitar a formação das pedras, dissolver as já formadas ou para desobstrução dos cálculos formados na vesícula de forma não cirúrgica. Isso significa que não há tratamento clínico.

Limpeza e saúde intestinal
A água com limão é capaz de melhorar a atividade intestinal, assim tornando mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias inúteis ao organismo. Além disso, ajuda na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B.