O que o Brasil menos recicla?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Brasil é um dos países que menos recicla o lixo plástico | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Embalagens de salgadinho, garrafas PET, sacos plásticos e até mesmo latinhas de alumínio são apenas alguns exemplos dos lixos descartados diariamente.

papel, com 66,9% de índice de reciclagem; latas de aço, sendo 47,1% de reaproveitamento do material; embalagens longa vida, como as de leite, com 35,9%;

Brasil

O Brasil é um dos países que menos recicla no mundo ficando atrás de Yêmen e Síria e bem abaixo da média mundial que é de 9%. Dentre os maiores produtos de lixo plástico, é o que menos recicla.

Não reciclável: Óculos, Lâmpadas, Espelhos, Louças, Ampolas de remédios, Boxes Temperados, Pirex, Cerâmicas, Para-brisa de carros, Porcelanas, Tubos de TV e monitores.

Lápis, canetas, esponjas, vidros de perfume e embalagens de produtos de beleza são alguns dos materiais considerados “de difícil reciclagem” e que acabam virando lixo.

O Brasil, nesta classificação, está em quarto lugar, depois dos Estados Unidos, da China e da Índia.

4 – O papel reciclado infelizmente se estabeleceu como nicho de mercado e esse tipo de produto sempre é mais caro. 5 – A coleta seletiva no Brasil ainda é pequena, o que gera um custo alto para coletar e selecionar os materiais recicláveis. Leia mais sobre o assunto em Reciclagem de papel: verdades e mitos.

Poluição do ar; poluição das águas; poluição do solo; poluição dos alimentos; po- luição dos lençóis d'água; proliferação de diversas espécies de animais vetores ou trans- missores de doenças.

Brasil

Recorde Mundial: Brasil recicla quase 99% do total de latinhas consumidas em 2021 | Abralatas.

A reciclagem do papel apresenta o segundo maior índice de reciclagem, conforme dados da Associação Nacional dos Aparistas de Papel, que atinge 63,4%.

Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

Estudo foi feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e divulgado nesta segunda (4). País produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia.