Como a pecuária está dividida?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.

A pecuária se divide em diferentes tipos de cultura, como bovinocultura (criação de bois/vacas), avicultura (criação de aves)ou a apicultura (criação de abelhas).

Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne. Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite. Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.

Os principais tipos de pecuária são:

  • Pecuária leiteira: é caracterizada pela produção de leite. Esse alimento é o principal componente na fabricação de produtos como queijos e manteigas. ...
  • Pecuária de corte: está relacionada com a produção de carne. O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores de carne.

Já a criação de gado elite, tem como foco central à produção de matrizes e reprodutores para a criação de gado comercial e elite. A produção da pecuária de corte pode ser dividida em três Sistemas: - Sistema Extensivo. - Sistema Semi-Intensivo. - Sistema Intensivo.

Somos um Grupo de Telegram constituído por Pecuaristas, Técnicos, Comerciantes de inúmeros setores, Prestadores de Serviços, entre outros. Temos como o objetivo fazer o bem e trazer prosperidade para o setor Pecuário como um todo.

Entendendo a pecuária brasileira
Podendo ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de carne, leiteira e de lã. Como por exemplo, carnes, ovos e leites, e subprodutos como peles, couros e lãs destinados à confecção de outros artigos.

pecuária extensiva

A pecuária extensiva é tida como o sistema mais tradicional da criação de gados, representando a maior parte das atividades agropecuárias do Brasil. Ele é feito com a criação de animais em grandes áreas, a pasto.

Carne, seja ela bovina, bubalina, e de aves, ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são, também, exemplos de fibras oriundas da pecuária e utilizados na indústria de vestimentas e calçados.

Na pecuária intensiva, não há necessidade de grandes áreas de terra. Já na extensiva, o gado é criado solto no pasto e precisa de muitos hectares para mantê-lo nutrido, locomovendo-se com segurança e bem-estar.

Na pecuária intensiva, não há necessidade de grandes áreas de terra. Já na extensiva, o gado é criado solto no pasto e precisa de muitos hectares para mantê-lo nutrido, locomovendo-se com segurança e bem-estar.

A pecuária extensiva consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.