Como é feita a pecuária moderna?

Perguntado por: lfigueiroa6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Uma característica marcante da pecuária moderna é a presença de grandes recursos tecnológicos nas mais variadas fases do processo. Entre elas está à seleção do gado e depois seu melhoramento genético, para que fique cada vez mais produtivo.

Corresponde à criação de animais para a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas. Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.

Pecuária Intensiva: Chamada de pecuária moderna, esse tipo de atividade resulta na maior produtividade, sendo marcada pela utilização de métodos avançados e recursos tecnológicos. Dessa maneira, o rebanho, que possui acompanhamento de especialistas, é criado confinado, pois auxilia no processo de ganho de peso.

Apoio aos pecuaristas para a produção de bovinos de boa qualidade, visando à maior competitividade, melhoria da produtividade e aumento da renda dos produtores. Em que consiste o programa?

Atualmente, a pecuária é uma atividade moderna e muito importante para a sociedade. Ela é responsável pelo fornecimento de alimentos para a população. As modalidades de pecuária são a extensiva e a intensiva. Já as tipologias da pecuária são a leiteira e a de corte.

Em grande parte a pecuária brasileira está ligada à criação de gado (bovinos), embora seja considerada também a produção de suínos, aves, equinos, ovinos, bubalinos. Esse ramo tem como responsabilidade principal disponibilizar para o mercado alimentos como carne, leite e ovos.

Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne. Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite. Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.

Basicamente, o diferencial entre elas é a produtividade. Enquanto no modelo tradicional o gado é criado solto e o manejo de sanidade animal e a qualidade do pasto são realizados de maneira ocasional, na pecuária moderna, cada ação direcionada para o gado é planejada visando ao aumento da produtividade.

Carne, seja ela bovina, bubalina, e de aves, ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são, também, exemplos de fibras oriundas da pecuária e utilizados na indústria de vestimentas e calçados.

A agricultura moderna é sustentada pelas inovações tecnológicas, promovendo investimento constante na seleção das melhores toxinas, enzimas ou hormônios para o controle de pragas e no desenvolvimento de sistemas práticos de produção e distribuição, reduzindo o impacto desses produtos no meio ambiente.

A principal diferença entre agricultura tradicional e moderna está nos tipos de ferramentas utilizadas no campo. Enquanto o modelo tradicional utiliza métodos praticamente artesanais de gestão e manejo da cultura, o modelo moderno absorveu as tecnologias que surgiram ao longo do tempo.