É considerado o pai da antropologia brasileira?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

"Nimuendajú é o pai fundador da etnologia brasileira, com obra mais alentada e relevante que a de todos nós que o sucedemos." A definição do famoso antropólogo Darcy Ribeiro sinaliza a importância da contribuição do pesquisador de origem alemã para o estudo dos povos indígenas no Brasil.

Resposta: Curt Nimuendajú. Explicação: Curt Nimuendajú (1883-1945), nascido Curt Unckel, de origem alemã, o “Pai da antropologia brasileira”, considerado um expoente em estudos indígenas no País, dedicou mais de 40 anos da sua vida ao estudo dos povos indígenas brasileiros.

O cacique kayapó Raoni Metuktire talvez seja o líder indígena mais famoso do país.

Darcy Ribeiro – antropólogo, sociólogo, professor, escritor, indigenista e político – foi uma das mentes mais brilhantes de nosso país. No início de sua carreira, enquanto antropólogo, Darcy Ribeiro dedicou-se a estudar a cultura indígena, tendo prestado serviços como indigenista ao Serviço de Proteção ao Índio.

Cacique Raoni, como é conhecido, talvez seja o líder indígena mais famoso do país. Nascido em 1930, no Mato Grosso, na vila Krajmopyjakare, hoje conhecida como Kapôt, ele pertence ao povo Kayapó e aprendeu português com os irmãos Villas-Bôas.

O “Chamado de Raoni” acontecerá entre 24 e 28 de julho, na aldeia Piaraçu, no Mato Grosso, onde vive o cacique mais famoso do Brasil.

Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras, havia cerca de 5 milhões de moradores, esses moradores foram chamados de índios. São chamados índios os habitantes brasileiros que foram descobertos por portugueses que chegaram à região para colonizá-la no século XVI.

Etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios, dedicou os primeiros anos de vida profissional (1947-56) ao estudo dos índios de várias tribos do país. Fundou o Museu do Índio, que dirigiu até 1947, e colaborou na criação do Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena.

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

guaranis

1. Guarani: originários do tronco da família linguística tupi-guarani, os guaranis somam cerca de 85 mil habitantes no país.

O Estado com a maior população indígena é o Amazonas, com 168.680. Com 73.295 índios, o Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar, seguido do Estado da Bahia, com 56.381. A região com maior número é a Norte, com 305.873 pessoas da raça.

Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote. O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas.