O que é a cultura para a antropologia?

Perguntado por: ioliveira5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Define-se cultura como uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, 'relacionada ao tempo', de comunicação, vida social, e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se "empilhem" no interior dos grupos humanos.

A antropologia cultural se dedica a pesquisar como as culturas de diferentes sociedades se formaram, como os hábitos e costumes se desenvolveram, como é possível que os valores, a culinária, a arte e a religião permanecem depois de tanto tempo.

A cultura é o que distingue uma sociedade de outra e é o resultado da interação dos indivíduos com o meio ambiente e com os outros membros da sociedade. É por meio da cultura que os seres humanos aprendem as normas e os valores que orientam o seu comportamento e lhes permitem participar da vida social.

A cultura para antropologia é um dos principais instrumentos de estudo, afinal, cultura é tudo aquilo que um povo acredita, que passa de geração para geração determinados argumentos e ações.

A cultura, do ponto de vista da antropologia cultural, é essa rede de significados que o homem construiu e a ela mantém ligado.

Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.

A antropologia é uma ciência vinculada às ciências sociais que visa entender a formação da humanidade, por seus vários aspectos (culturais, físicos e históricos), no mundo.

Tylor, que definiu a cultura como sendo o complexo que inclui o conhecimento, a moral, a lei, os costumes, as crenças e todo e qualquer hábito adquirido pelos membros de uma sociedade.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

Segundo o conceito estruturalista, a cultura é composta por sistemas estruturais. Para Levi-Strauss, seu maior representante, o pensamento humano age de acordo com princípios universais e com regras inconscientes que estruturam as culturas.

Como se vê, ainda que haja uma pluralidade semântica no termo “cultura”, esse conceito possui seus contornos. Entre outros, o uso inadequado desse termo produz atitudes similares ao racismo.

Cultura é um conjunto de ações, tradições, costumes, palavras ou até mesmo danças de determinada população ou região.

Resposta: No século XVI, a cultura do "outro" era entendida a partir do ponto de vista de quem observava.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

Costumes são ações tidas como regras sociais a partir do repetitivo processo de suas práticas. Assim, por serem prolongadamente executadas, transformam-se em obrigações sob o ponto de vista de determinada sociedade.