O que é pecuária Sustentável?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O que é a pecuária sustentável? A pecuária sustentável reúne um conjunto de técnicas, aliadas à tecnologias, que visam a produção de carne, couro, leite e derivados com consciência ambiental, eficiência, bem-estar animal e responsabilidade social. Atuar de forma sustentável deve ser uma meta de todo pecuarista.

A resposta é simples e direta: adotando medidas que não agridem o meio ambiente. Em primeiro lugar, não fazer queimadas. Nem utilizar produtos químicos que contaminem o solo, pasto e água. Em segundo lugar, preservar o ambiente faz parte de uma pecuária sustentável.

Contempla o entendimento de que animais são seres com capacidade de sentir emoções positivas e negativas, como alegria, dor, medo e estresse. Ou seja: os animais podem ter uma vida melhor e mais digna ao poder exercer os comportamentos que lhes são naturais.

Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.

5 práticas sustentáveis para a agricultura

  • Irrigação com sistema de gotejamento.
  • Cogeração de energia.
  • Sementeiro de cultura para adubação verde.
  • Compostagem.
  • Sistema de energia solar.

O que é sustentabilidade? Sustentabilidade é a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

A agricultura sustentável visa o rodízio de culturas, utilização de adubos naturais e inseticidas biológicos. De maneira que essas práticas contribuam para um solo mais saudável, que é capaz de atender as necessidades de cultivo sem comprometer as gerações futuras.

O impacto mais famoso que a criação de gado gera diretamente é a liberação de metano através do processo digestivo dos animais. No entanto, não é a única. As fezes destes animais, por exemplo, emitem óxido nitroso (N₂0), composto com grande potencial para contribuir com o efeito estufa.

As vantagens, podemos apontar o aumento da produtividade e qualidade sem a necessidade de grandes áreas. A principal desvantagem da pecuária intensiva é a elevação dos custos e a mão de obra que deve ser especializada.

A pecuária sustentável é uma prática que visa a produção de alimentos com responsabilidade social, consciência ambiental e bem estar animal, de forma viável e rentável. Sendo assim, consiste em adotar medidas que, além de garantir a eficiência do processo produtivo, funcionam em simbiose com o meio natural.

As ações sustentáveis são práticas que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva e que produzem como resultado uma preservação dos recursos ambientais, assim como remetem à preocupação econômica e social da sociedade na preservação do meio ambiente. Veja a seguir alguns exemplos de práticas sustentáveis.

Sustentabilidade ambiental e ecológica
Entre elas estão a separação de lixo, reciclagem, redução do consumo e reutilização de materiais são algumas das formas possíveis de se cooperar com a sustentabilidade de sua comunidade.

Pecuária Leiteira – trata-se da criação de animais voltada na produção e fornecimento de leite que são bovinos. Pecuária de Lã – trata-se da criação de caprinos e ovinos voltada na produção e fornecimento de lã. Equinocultura – criação de cavalos para montaria.

Pecuária é a atividade econômica responsável pela criação de diferentes tipos de animais. O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo. A pecuária bovina é uma atividade econômica muito praticada no Brasil. Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais.

Características da pecuária
A pecuária foi uma das primeiras atividades econômicas praticadas pelo homem, e consiste na criação dos diferentes tipos de animais para seu aproveitamento. Dependendo da espécie do animal criado, é possível aproveitar carne, leite, ovos, couro, lã, mel etc.