O que é a pecuária familiar?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

A pecuária familiar, desde 2002, faz parte das bandeiras de luta da FETAG-RS. Ela é assim denominada e conceituada, de acordo com estudo da Emater, por ser a forma familiar que se dedica, prioritariamente, à criação de animais de corte, tanto bovinos quanto ovinos.

A agricultura familiar é uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias no meio rural, gerenciadas por uma família com predominância de mão de obra familiar.

Corresponde à criação de animais para a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas. Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados).

Certo é que a pecuária, que engloba não apenas a criação de bovinos, mas também a suinocultura, a ovinocultura, a produção avícola, entre outros, somente no Brasil, é hoje representada por um rebanho de mais de 200 milhões de cabeças de gado, praticamente um boi por pessoa; mais de 40 milhões de suínos; cerca de 11 ...

A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro, com uma grande diversidade de gêneros alimentícios. São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno.

A multifuncionalidade da agricultura familiar tem sido cada vez mais reconhecida internacionalmente em função de sua importância não apenas na produção de alimentos, mas pela função essencial de gerar emprego e renda a partir de seus sistemas agrícolas diversificados.

pecuária extensiva

A pecuária extensiva é tida como o sistema mais tradicional da criação de gados, representando a maior parte das atividades agropecuárias do Brasil. Ele é feito com a criação de animais em grandes áreas, a pasto.

Esse geógrafo explica que a pecuária tradicional é caracterizada pela presença de “gado nativo” em ambiente pouco alterado, onde os animais dispõem de pastagem nativa em um processo de criação rudimentar do ponto de vista técnico.

A Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo. Além de ser um dos maiores exportadores de carne bovina, o país também se destaca na criação de aves, que compõem mais de 70% do efetivo dos rebanhos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agro não produz comida
Na contramão da produção familiar, o Agronegócio não produz alimento para a nossa população, produz commodity: em tradução livre, “mercadoria”.

A agricultura familiar responde por pelo menos metade da produção de inúmeros gêneros agrícolas no Brasil. Dentre eles podemos destacar: café, banana, mandioca, feijão, abacaxi e leite. É significativa também a produção de arroz e milho, além da criação de animais, principalmente aves e suínos.

São considerados agricultores familiares os pequenos produtores rurais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.