O que neutraliza o suco gástrico?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 2 de julho de 2023
3.9 / 5 11 votos

Antiácidos. Antiácidos são substâncias químicas que neutralizam o ácido gástrico que já foi secretado elevando, assim, o nível de pH no estômago (tornando-o menos ácido). Antiácidos podem ser usados isoladamente para sintomas leves causados pelo ácido gástrico.

Os Antiácidos estomacais têm o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico presente em nosso estômago, o responsável por auxiliar na digestão dos alimentos que ingerimos.

1 – Coma maçã: a maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Os Antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos.

A primeira dica é apostar nos vegetais de folha verde-escura, como couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho e agrião. Dê preferência para aquelas folhas que podem ser ingeridas cruas. Pela manhã, ainda em jejum, tome um copo de água quente com limão.

Bicarbonato de sódio
Quando diluído em água, essa substância possui efeito alcalinizante, o que diminui a acidez presente no estômago e, como consequência, reduz a sensação de queimação. Seu uso não há segredo: misture uma colher de café com bicarbonato de sódio em 100 ml de água e beba.

Aquilea antiácido
As cápsulas antiácido da Aquilea têm um efeito rápido e são indicadas para prevenir o refluxo pelo facto de conterem alginato de sódio. Além disso, combatem a azia pela presença de carbonato de cálcio e magnésio e protegem a mucosa gástrica graças ao seu conteúdo em aloé vera e ácido hialurónico.

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

A doença do refluxo gastroesofágico, que pode ser abreviada pela sigla DRGE, acontece quando o conteúdo do estômago, incluindo alimentos ingeridos e suco gástrico, retornam até a altura do esôfago, no fundo da garganta, causando lesões no tecido da mucosa, além da sensação de azia e queimação.

O bicarbonato de sódio é eficaz para aliviar os sintomas da azia. Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente a substância para proteger o intestino. Como um antiácido natural absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas do refluxo.

As reações de neutralização ocorrem quando um ácido e uma base reagem, formando sal e água. Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.

Sensação desconfortável de calor ou queimação na parte superior do abdome. Sensação desconfortável de aperto na área do estômago em decorrência de acúmulo de gases. Ocasionalmente, você pode arrotar também. Você às vezes sente náusea, como se fosse vomitar.

Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.

O pH da água, que é neutra, é 7. A gastrite é uma inflamação da parede do estômago e acontece quando a acidez aumenta tanto que começa a agredir o órgão. Quando essa inflamação evolui, pode causar uma ferida mais grave, a úlcera. Mas é possível ter úlcera sem ter apresentado gastrite.

O chá de gengibre é famoso por tratar as infecções de garganta e é por isso que sempre vemos xaropes e pastilhas feitos dessa raiz. Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.