O que não pode misturar com omeprazol?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Tenha cuidado com a interação de Omeprazol com outros medicamentos, principalmente aqueles que possuem clopidogrel e atazanavir como substâncias - nesse caso, o paciente pode ficar com níveis baixíssimos de magnésio no sangue.

O uso de omeprazol com alguns tipos de medicamentos não é recomendado, mas poderá ser necessário. Nesses casos, seu médico poderá alterar a dose e a frequência dos medicamentos, como por exemplo: atazanavir, clorazepato, delavirdine, metotrexato.

Pode ser utilizado durante o tratamento com inibidores da bomba de próton (por exemplo omeprazol) ou antagonistas dos receptores H2 (por exemplo cloridrato de ranitidina).

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Omeprazol diminui a excreção de anticoagulantes (Varfarina), diazepam e fenitoína, aumentando suas concentrações séricas por inibição enzimática, redução da dose desses medicamentos pode sernecessária. Foram observadas interações clínicas com a ciclosporina e o dissulfiram.

A associação com omeprazol diminui a toxicidade gastrintestinal do cetoprofeno. Entretanto, hemorragias, úlceras ou perfurações gastrintestinais, que podem ser fatais, foram reportadas com todos os AINEs durante qualquer período do tratamento, com ou sem sintoma ou histórico prévio de eventos gastrintestinais graves.

Se a receita médica indicar o uso para 2 vezes ao dia, a primeira dose deve ser administrada antes do café da manhã e a segunda antes da principal refeição noturna. Atenção: caso não perceba melhora rápida, fique tranquilo e não abandone o tratamento!

O ideal é que seja tomado 15 minutos antes da refeição, explica o cirurgião do sistema digestivo Fábio Atuí. Se você esqueceu, também pode tomar junto com a refeição, mas o ideal é sempre antes.

Quando a dor se mantém, o médico gastroenterologista deve ser consultado pois pode ser necessário tomar remédios inibidores da produção de ácido, como omeprazol ou esomeprazol, remédios antieméticos, como a metoclopramida ou anti-espasmódicos, como o Buscopan.

O omeprazol deve ser tomado, de preferência, em jejum, pois é nesse momento que as células parietais apresentam o maior número de bombas de prótons em repouso, aptas para serem inibidas. A dose e o tempo de tratamento variam conforme a doença a qual se pretende tratar.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Comuns: dor abdominal, constipação, diarreia, flatulência, náusea/vômito. Raras: boca seca, estomatite, candidíase gastrointestinal e colite microscópica.

O paracetamol pode ser tomado independentemente das refeições, pois, ao contrário do ibuprofeno, não irrita o estômago.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo. Neste caso o termo correto é gastropatia e não gastrite.