O que não comer com catarro?

Perguntado por: rpereira4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
3.9 / 5 5 votos

açúcar: o açúcar pode ter ação inflamatória no organismo, levando a aumento no volume de catarro produzido pelo corpo; refrigerantes: essas bebidas são ricas em açúcar e sódio, dois componentes que podem ter ação inflamatória e levar ao aumento na produção de muco.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

Passando para métodos caseiros para ajudar a lidar com o acúmulo de secreção, existem alguns alimentos que ajudam a expectorar o catarro. É o caso do alho, limão, mel e própolis. Eles melhoram a capacidade do corpo de controlar a inflamação e contribuem para a eliminação de microrganismos.

abacaxi

O abacaxi é uma das melhores frutas para preparar suco para tosse com catarro. Rico em vitamina C, é um santo remédio contra inflamações. Ele ainda tem efeito expectorante – ou seja, se o catarro se formar, o suco para tosse com catarro feito com abacaxi vai ajudar a colocar toda a secreção para fora.

Não é recomendado comer ovo quando estiver gripado
Porém, o ovo é rico em gorduras, principalmente quando frito. Nesse caso, prefira o consumo dele cozido, idealmente em porções reduzidas.

Existe uma crença entre algumas pessoas de que o consumo de leite ou produtos lácteos aumenta a produção de muco no sistema respiratório.

Por anos, acreditava-se que beber leite ocasionava mais catarro no organismo humano, e a tradição popular perpetuava que não era recomendável consumir a bebida quando a pessoa estava resfriada ou com algum problema respiratório. Contudo, um pesquisador em saúde infantil declarou que isso não passa de um mito.

Para fazer este gargarejo deve-se:

  1. Misturar 1 colher de sopa de sal em meio copo de água morna;
  2. Mexer bem a água até que o sal se dissolva completamente;
  3. Colocar a mistura na boca e inclinar a cabeça para trás;
  4. Fazer gargarejos com a água por pelo menos 30 seg;
  5. Repetir os gargarejos até que toda a água tenha terminado.

Faça gargarejos com água e sal
Utilize água morna e sal e faça gargarejos na garganta, pois a mistura ajuda a dissolver o muco. Mas lembre-se de jamais engolir o líquido, já que ele desidrata e pode piorar esse excesso de catarro. Uma vez que o excesso de muco esteja mais fino, tente escarrá-lo.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Os chás expectorantes mais indicados são: chá de hortelã, chá de guaco, chá de melhoral (ou anador), chá de eucalipto e chá de sabugueiro.