O que mudou no leite condensado?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Com as mudanças apresentadas pela indústria, o consumidor pode levar para casa “bebida láctea” em vez de leite; o leite condensado, trocado pela “mistura láctea condensada de leite e soro de leite”; requeijão, por “mistura de requeijão e amido”.

Procurada pelo O GLOBO, a Nestlé afirmou que o produto "é uma alternativa ao leite condensado com menor desembolso para as famílias brasileiras que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade" da marca.

Publicado em 19 de junho de 2021 às, 09h00. Como parte das comemorações dos seus 100 anos no país, a Leite Moça, da Nestlé, está cedendo o espaço das suas latas, ocupado tradicionalmente pela camponesa, para contar a história de seis mulheres brasileiras.

O que diz a Nestlé
No site da empresa, a Nestlé disse que o lançamento da mistura láctea condensada é uma opção para substituir o leite condensado original e economizar.

Leite condensado é feito com leite de vaca e açúcar. Já a mistura láctea é composta por outros ingredientes, como soro de leite, amido de milho e aditivos. Leite condensado e mistura láctea são dois produtos derivados do leite e que levam açúcar em suas composições, mas, segundo especialistas, não são equivalentes.

O que mudou? Do ponto de vista do consumidor, ou seja, nós – a principalmente mudança é quanto a embalagem e rotulagem. Agora, as empresas são obrigadas a informar a classificação do leite condensado em relação ao teor de gordura.

Em vez de leite condensado, nova linha apresenta mistura láctea condensada. O lançamento de uma versão mais econômica do Leite Moça, da Nestlé, tornou-se assunto nas redes sociais devido à semelhança da novidade com a embalagem do leite condensado tradicional.

A readequação relacionada ao teor de gordura foi feita para atender à nova legislação, que agora estabelece a informação do percentual de gordura utilizada no leite condensado, portanto, ele deverá vir categorizado como integral, semidesnatado ou desnatado, atendendo o que a legislação preconiza.

Era feito de leite, açúcar e margarina, que levados ao fogo se transformavam no creme esbranquiçado. Quando chegou ao Brasil era consumido apenas como bebida. Com o tempo, passou a ser adotado como ingrediente básico de várias sobremesas e virou um sucesso entre donas de casa.

Em 1925, quatro anos após começar a ser produzido no Brasil, o Milkmaid teve o seu nome traduzido para o português e virou Leite Moça. A camponesa suíça segurando latas de leite é a cara do leite condensado da Nestlé desde o início. "No Brasil, há registros de que muitas mulheres pediam pelo leite da moça.

“Consideramos uma opção melhor de um alimento industrializado quando ela possui menos ingredientes em sua composição, principalmente quando não carrega conservantes, aditivos e compostos artificiais”, explicam a especialistas. Ou seja, por ter menos ingredientes, o leite condensado é mais vantajoso para a saúde.

Em suma, o leite condensado é um produto constituído 100% de leite e açúcares, enquanto que a mistura láctea condensada é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade muito menor de leite puro. Esses ingredientes são empregados para reduzir o custo ou aumentar o rendimento.

Segundo explica a engenheira de alimento, o leite condensado é um produto constituído 100% de leite e açúcares, enquanto que a mistura láctea condensada é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade muito menor de leite puro.

O produto está ainda mais nutritivo! Além de vitaminas e minerais, a nova fórmula traz ainda outro benefício: adição de fibras. Por isso, sua classificação mudou de leite em pó para composto lácteo, seguindo as normas da legislação brasileira.

Por ser obtido do leite fresco, puro e integral, ele consegue dar mais consistência e textura à sobremesa. O leite condensado semidesnatado é obtido do leite parcialmente desnatado, ou seja, que passou pelo processo de remoção parcial das gorduras.

É uma alternativa ao leite condensado, com menor desembolso, para as famílias brasileiras que querem continuar preparando suas receitas tradicionais e preferidas sem abrir mão da segurança do resultado, qualidade Nestlé e receitas testadas.