O que leva o bloqueio do Auxílio Brasil?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 7 votos

Porque o Auxilio Brasil está bloqueado? Normalmente, o benefício é bloqueado devido a informações que estão desatualizadas no CadÚnico. Também é possível estar bloqueado devido a não frequência das crianças e adolescentes na escola ou o não comparecimento ao pré-natal da grávida que pertence ao grupo familiar.

Sim, desde que haja a comprovação de que o bloqueio ocorreu de maneira desnecessária. Com isso, é possível reaver os valores e recebê-los assim que houver o desbloqueio da parcela.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício. Caso sua família volte a ter perfil para o Programa, você deverá procurar o setor do Cadastro Único na sua cidade, se inscrever novamente no Cadastro Único e aguardar um novo processo de habilitação, seleção e concessão do Programa.

Quanto tempo leva para desbloquear? Normalmente, o setor responsável pela análise dos documentos da família tem 30 dias para informar se o benefício será desbloqueado ou não.

Atualmente, há cerca de 90 milhões de pessoas inscritas na base de dados dos programas sociais do governo. É por isso que quem receber a informação de “Auxílio Brasil bloqueado” deve agendar uma nova entrevista em algum CRAS.

Por isso, caso seu Bolsa Família seja bloqueado, vá à unidade mais próxima do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados da sua família. O prazo de desbloqueio do benefício é, em média, de 90 dias.

30 dias

A família fica com o benefício bloqueado por 30 dias, e volta a receber com o acumulado. A família fica sem receber o beneficio por 60 dias, e volta a receber sem o acumulado.

Para efetuar o desbloqueio do cartão basta ligar para o atendimento Caixa Auxilio Brasil, no telefone 111. No momento da ligação, é necessário que o beneficiário tenha em mãos o cartão do benefício, o número do NIS, carteira de identidade e CPF, dados estes que podem ser solicitados pela Central de Atendimento.

Como desbloquear meu Auxílio Brasil? Para desbloquear, é preciso comparecer presencialmente ao CRAS, portanto os documentos já listados: identificação pessoal, CPF de todos os membros da família, comprovante de residência e de matrícula escolar.

Para o programa, o conceito de grupo familiar corresponde às pessoas que residem conjuntamente. É por isso que não é possível que duas ou mais pessoas no mesmo endereço recebam o Auxílio Brasil.

Portanto, não existe pagamento de parcelas retroativas. O mesmo ocorre para as famílias que tiverem desligamento voluntário do Auxílio Brasil ou em decorrência do encerramento do prazo da Regra de Emancipação.