O que junto ou separado?
Oque, o que ou o quê (junto ou separado?) O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.
Quando usar o que é o quê
Porém, o “que”, sem acento, é um pronome, advérbio ou conjunção. Já o “quê”, acentuado, é um substantivo e tem o mesmo sentido de “alguma coisa”. No final de frase (portanto, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação), o “que” deve ser acentuado, pois se transforma em monossílabo tônico: “quê”.
Que ou quê
Ambos os termos são gramaticalmente corretos. O termo “que” pode ser classificado como pronome, conjunção, advérbio, partícula expletiva, e preposição. Já “quê”, além de ser empregado apenas em final de oração, pode ser classificado como interjeição ou substantivo.
Tem que é junto ou separado
Significado de Teve
substantivo deverbal Ação de ter, de receber ou de possuir: ele teve vários empregos. Ação de ser dono ou de usufruir de: ele sempre teve muito dinheiro. Não confundir com: tevê. Etimologia (origem da palavra teve).
O que fazer ou o que fazer
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
Porque se usa o quê
Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
O quê ou o quê exemplos
Quando exerce a função de substantivo, a partícula “quê” deve sempre ser acentuada e pode ser acompanhada do artigo definido masculino “o”. Nesse caso, a expressão é sinônima de “algo” ou de “certa coisa”. Seu caráter é o quê que o difere dos outros homens. O quê dessa empresa é o atendimento diferenciado.
Qual é a regra do que
Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)
O quê ou a quê
O correto é: Isto está relacionado ao que ela não podia me contar antes? Se algo está relacionado, está relacionado a algo, portanto pede preposição 'a'. O algo de sua frase é o 'o que ela não podia me contar antes' — por começar com 'o', o 'a' se funde a ele, formando 'ao'; da mesma forma que 'de' + 'ele' = 'dele'.
O que substitui a palavra que
2 o qual, a qual, os quais, as quais. Exemplo: Esta é a personagem com que me identifico. Como pronome relativo: 3 o que, aquilo que, tudo o que.
Quanto junto ou separado
A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou verifica, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa: Em quanto tempo? Em quantos dias? Ficou em quanto?
Como é que se escreve junto
locução prepositiva Junto de ou junto a. Ao lado, próximo, perto: vivia junto ao rio. Etimologia (origem da palavra junto).
O que é que se refere
Dizer respeito a, ter relação com. 7. Citar, alegar (para confirmar o que se diz).