O que fazer se a hemorroida estourar?

Perguntado por: lribeiro3 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

O que fazer? A melhor alternativa é procurar atendimento médico. No caso da hemorroida, é importante não esperar, pois existem várias técnicas para o tratamento, a depender do grau. Além disso, é imprescindível o exame local para definir o melhor procedimento para o seu caso.

Hemorroidas são veias dilatadas no ânus que contêm muito sangue no seu interior e, quando arrebentam, podem causar hemorragia, um sangramento sério.

Crise de hemorroida
Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Tratamento de hemorroidas

  1. Tópico ou local, com pomadas e supositórios;
  2. Cirúrgico (hemorroidectomia), isto é, retirada das veias doentes. Por vezes, apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia;
  3. Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia.

Dor intensa na região anal; Sangramento, especialmente ao evacuar ou fazer força; Inchaço ou nódulo no local.

Existem variadas causas para a doença de hemorroida, entretanto, a característica comum é provocar alteração na circulação sanguínea dos vasos hemorroidários. Essas alterações podem ocorrer devido algum problema no intestino, como constipação, gravidez, trauma pelo uso de papel higiênico e consistência nas fezes.

Essa ferida pode consumir os fatores de coagulação que existe em nosso sangue, fazendo que o sangue deixe de coagular, causando um sangramento anal. Sendo assim, é importante ressaltar que não é indicado furar o caroço no ânus por conta própria. Essa prática pode trazer complicações para a região, como uma infecção.

Dor abdominal persistente, cólicas ou desconforto. Fraqueza e fadiga inexplicáveis. Perda de peso inexplicável. Sensação de que o intestino não se esvazia completamente após uma evacuação.

Anti-inflamatório para hemorroida: qual utilizar? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

O que não fazer quando está com hemorroida?

  • Evite coçar a região.
  • Não use roupas apertadas.
  • Substitua o uso do papel higiênico pela higienização da região com água e sabão.
  • Ingira bastante água.
  • Coma alimentos ricos em fibras.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

A grande maioria dos casos de hemorroida (cerca de 70%) são resolvidos sem necessidade de cirurgia. Mesmo em pacientes que tem hemorroida, nem sempre o sangramento é sinal de que a hemorroida “estourou”. Muitas vezes, sangramento no ânus pode ser resultado de fissuras causadas por fezes endurecidas que ferem o local.