O que fazer quando se tem uma crise de labirintite?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

É muito importante tomar bastante líquido, para evitar desidratação. Outras dicas importantes são: Durante uma crise, manter-se deitado em uma posição confortável (de lado geralmente é melhor)

A doença costuma aparecer depois dos 40 anos e alguns fatores podem desencadeá-la, como, idade, diminuição ou excesso de açúcar no sangue (hipoglicemia ou diabetes), pressão alta (hipertensão), infecções do ouvido, uso de álcool, fumo, café, certos medicamentos, estresse e ansiedade.

O que fazer em caso de tontura

  1. Tomar um ar. Se você está em um local abafado, a tontura pode ser decorrente do calor excessivo, que leva à dilatação dos vasos sanguíneos e causa uma queda da pressão arterial. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce.

Os sintomas da labirintite podem começar de repente e, geralmente, se manifestam em episódios que podem durar alguns dias ou se estender por semanas. O mais comum é a vertigem, mas também são esperadas náuseas, tonturas, alterações gastrointestinais, sudorese e os já citados zumbido e perda auditiva.

Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum.

É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco, como pães, tortas e bolos.

Ginkgo biloba, erva-doce, vinagre de maçã, cravo-da-índia e alecrim (geralmente preparados em chás) são ingredientes conhecidos popularmente como opções de remédio natural para a Labirintite, mas é preciso esclarecer, porém, que esses tratamentos caseiros não têm comprovação científica e o uso indiscriminado de algumas ...

Concluindo, a tontura ou a “Labirintite” não pode causar AVC, mas o sintoma é sim observado nesses eventos. Embora seja raro em relação a outras causas, é recomendável procurar atendimento médico urgente em casos de tontura aguda, sobretudo quando associada a manifestações de caráter infeccioso ou neurológico.

Assim, como consequência da inflamação do labirinto, é comum que surjam sintoma como sensação de pressão e zumbido no ouvido, diminuição do equilíbrio, tontura e dor de cabeça frequente, que pioram em situações de estresse agudo ou durante movimentos repentinos da cabeça.

Um a dois comprimidos (50 a 100 mg de dimenidrinato), a cada quatro horas, não excedendo oito comprimidos (400 mg de dimenidrinato) em 24 horas.

O Dramin é um dos melhores medicamentos a utilizar em se tratando de curar enjoos e problemas de labirintite. Dessa maneira, trata-se de uma ótima alternativa para quem deseja acabar com esses dois problemas. Mas, como todo remédio, o Dramin também apresenta os tradicionais efeitos colaterais.

Dieta para labirintite: Alimentos que pioram a condição
Açúcar refinado e doces; Farinhas brancas (pães, biscoitos, pizzas); Bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos industrializados); Estimulantes (energéticos, café, chá verde, chá preto, chá mate e chimarrão);

O procedimento mais importante para o diagnóstico de labirintite é o exame otoneurológico, um tipo de exame que testa a função do labirinto, responsável pelo equilíbrio e os sistemas envolvidos para o seu bom funcionamento. Além disso, ele também testa outros elementos ligados ao sistema nervoso.