O que fazer quando o torcicolo não passa?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O tratamento do torcicolo é conservador, incluindo calor local, uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Alongamento, acupuntura e aparelhos de fisioterapia, como ultrassom e TENS, podem ser associados à terapia, visando a melhora sintomática.

Em alguns casos, o torcicolo pode ser acompanhado de outros sintomas, como febre, mal-estar geral ou tontura. Caso você esteja apresentando algum desses sintomas, é recomendado buscar orientação médica.

Os pacientes apresentam dor cervical, limitação da mobilidade cervical e muitas vezes o rosto e o pescoço se mantêm desviado para um lado. Felizmente, com o tratamento adequado a maioria dos torcicolos irão melhorar dentro de 72 horas após o seu surgimento.

Fatores de risco
Histórico familiar para o problema (se for torcicolo relacionado a alguma patologia); Presença de anormalidades congênitas na coluna cervical; Uso de drogas que possam levar ao espasmo muscular; Traumas anteriores na região.

Os sintomas de torcicolo podem variar de intensidade, mas sempre afetam o dia a dia. Além disso, o torcicolo pode ser confundido com uma dor muscular simples e ter o tratamento negligenciado.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Limitação dos movimentos de cabeça; Rigidez dos músculos do pescoço.

É normal o torcicolo estar presente por 2 a 3 dias, o espasmo da musculatura limita a movimentação da cabeça, dificulta a irrigação sanguínea e a região pode ficar dolorida devido ao processo inflamatório local.

Por isso, caso o torcicolo demore mais de 1 semana para curar ou se surgirem sintomas como formigamento, perda de força no braço, se tiver dificuldade para respirar ou engolir, febre ou se não conseguir controlar a urina ou as fezes, deve-se buscar ajuda médica.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Além de provocar desconforto, a condição dificulta a irrigação sanguínea na região, o que gera mais dor, limitando os movimentos da cabeça por um período. “O espasmo muscular acontece como uma forma de proteção. É o nosso cérebro quem controla os músculos, e a função do cérebro é basicamente nos manter vivos.

Para começar, dormir de lado alivia a pressão na coluna, ajudando, portanto, a afastar dores no pescoço4, como o torcicolo, e na região lombar5.