O que fazer quando o idoso está com a pressão muito baixa?

Perguntado por: bcastro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

"Deitar o mais rápido possível, mesmo no chão. Elevar as pernas para o sangue chegar o mais rápido ao cérebro e melhorar a oxigenação", diz. Também evitar levantar-se rapidamente. A geriatra alerta ainda que a pessoa deve chamar um serviço de emergência, caso não volte ao normal.

Beber bastante água - os líquidos ajudam o sangue a fluir melhor pelo organismo e evitam a desidratação; Usar meias de compressão - alivia a dor nas pernas e reduz a quantidade de sangue acumulada nos membros inferiores; Medicamentos - em alguns casos, podem ser utilizados para o tratamento da pressão baixa.

Melhora dos hábitos alimentares
Além de diminuir o consumo de sódio, é preciso aumentar a ingestão de nutrientes saudáveis. Potássio, magnésio, cálcio, fibras e vitaminas são alguns deles.

A pressão baixa em pacientes geriátricos pode ser um sinal de fluxo sanguíneo inadequado para outros órgãos vitais, incluindo o coração e o cérebro, disse ela. "Se o sangue não está fluindo e é difícil resistir, é como se a eletricidade tivesse sido desligada do corpo.

A partir de 9 por 6 é pressão baixa (9 mmHg x 6 mmHg). Porém, geralmente, só faz mal à saúde a pressão abaixo de 4 mmHg. Nessas condições, é necessário ir a uma emergência e fazer acompanhamento médico, pois pode ser sinal de outras doenças. A queda abrupta de pressão, também, pode provocar problemas graves de saúde.

Chamada de hipotensão pelos profissionais de saúde, essa condição se caracteriza por níveis de pressão arterial abaixo de 9 por 6. Significa que a força máxima exercida para impulsionar o sangue pelas artérias ficou em 90 mmHg, e a mínima, quando o coração relaxa, foi de 60 mmHg.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8.

Quem tem pressão baixa ou teve uma queda súbita deve aumentar a ingestão de líquidos, como água e bebidas isotônicas, não mudar de postura bruscamente e evitar calor excessivo. A ingestão de sal nesse momento também pode ser aumentada. Atividade física ajuda a deixar a pressão controlada.

Alguns especialistas definem como pressão arterial baixa aquela que apresenta números menores que 90 mm Hg (sistólica) ou 60 mm Hg (diastólica), ou seja, 9X6 (a desta que vos escreve já foi, certa vez, a 7x4, mas, ainda segundo profissionais de saúde, o impacto varia muito de pessoa para pessoa, de organismo para ...

Água e sal podem normalizar a pressão baixa
Aquela tradicional orientação de comer sal de cozinha puro também pode auxiliar durante um pico de pressão baixa, segundo o profissional.

A pressão arterial baixa pode não ser tão ruim em relação à pressão alta e, de fato, para algumas pessoas não é. No entanto, essa disfunção pode causar tontura e desmaios e, em casos mais graves, pode ser fatal. As causas podem variar de desidratação a graves distúrbios médicos ou cirúrgicos.

É a almejada pressão 12/8. Abaixo de 9/5, a pressão é considerada baixa, e não se trata de uma doença, mas pode causar mal estar, com tonturas, náuseas ou desmaios. Acima de 13,5/8,5, os valores já são considerados altos.

Apesar de incomum, também leva à interrupção do fluxo sanguíneo. O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

A hipotensão arterial ocorre quando a pressão arterial cai a ponto de provocar sintomas como tonturas e desmaios. Uma pressão arterial muito baixa pode causar danos a órgãos, um processo chamado choque.

Estratégias para regular a pressão naturalmente
Assim, é recomendado que mesmo as pessoas que apresentem pressão baixa consumam, até 2g de sódio (ou até 5g de sal) indicados pela OMS e evitem períodos prolongados de jejum, comendo regularmente a cada 3 ou 4 horas.