O que fazer quando a losartana não faz efeito?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Converse imediatamente com o seu médico: Não tome nenhuma decisão antes de conversar com o seu cardiologista . Apenas este profissional pode indicar uma nova medicação ou orientar a troca para um Losartana fabricado por outro laboratório.

E a pressão alta que não abaixa (resistente)?
Por isso deve ser tratada, muitas vezes com 4 ou mais medicações, incluindo um diurético e um antagonista dos mineralocorticoides, que no Brasil o mais comum é a espironolactona.

Há uma série de outras mudanças de estilo de vida que são fundamentais para relaxar os tubos por onde corre o sangue. Isso envolve caprichar nas frutas, verduras e legumes, maneirar na quantidade de sal, praticar exercícios regularmente e abandonar os vícios no cigarro e no álcool.

Essa ação pode variar de 6 a 24 horas. Por isso, alguns remédios devem ser tomados de 8 em 8 horas”, ressalta a profissional.

Rifampicina: reduz eficácia da losartana.

Quando o tratamento prescrito tem doses insuficientes ou é uma escolha equivocada de medicamentos, a pressão arterial pode manter-se descontrolada sem que ela seja resistente. Essa situação pode ocorrer, por exemplo, se o médico deixar de prescrever um diurético para o paciente.

Os efeitos colaterais de determinados tipos de medicamentos também estão entre potenciais causas para um pico de pressão alta. “Também pode ser causado por outros problemas, como efeitos adversos de medicamentos, hipotireoidismo e doenças renais”, explica Dr. Libório.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

O Alprazolam atua como um hipnótico da classe dos ansiolíticos benzodiazepínicos, além de provocar o alívio da ansiedade também produz um relaxamento muscular; consequentemente, o uso de alprazolam é associado a episódios de pressão baixa (dependente de fatores como sexo/idade/dose utilizada).

Remédios como propranolol e metoprolol diminuem o ritmo cardíaco, impactando também a tensão arterial. Alfa-bloqueadores: representados por doxazosina, prazosina e outros, inibem a ação do hormônio norepinefrina, impedindo a contração muscular das paredes dos vasos sanguíneos.

Algumas pessoas, devido a sua genética, podem desenvolver essa hipertensão resistente sem um motivo aparente. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois o mais importante é controlar a pressão. Fale com o seu cardiologista, que ele vai aumentar e trocar as medicações até conseguir controlar sua pressão.

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta.