O que fazer quando a geleia fica muito dura?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Se perceber que a geleia ficou dura demais depois que esfriou? Se a geleia passar do ponto, então, basta levá-la ao fogo novamente, depois que aquecer, acrescentar ¼ de xícara de água fervendo, misturar, dar uma fervura rápida de 1 minuto, desligar, esperar amornar e colocar no recipiente para guardar.

Caso a geleia fique muito dura após esfriar, basta acrescentar um pouco de água e misturar bem para que ela possa amolecer.

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.

Você sabe porque a geleia precisa da acidez do limão? O limão é um antioxidante poderoso, logo, previne em parte o envelhecimento da geleia. Ainda mais importante do que isso, o limão é indispensável para promover a gelificação quando a fruta tem pouca acidez.

A geléia está pronta quando escorrer em forma de flocos ou lâminas.

Portanto, se não estiverem na geladeira, as geleias e compotas abertas provavelmente estragarão mais rapidamente. O armazenamento de geleias e compotas abertas na geladeira retarda o crescimento de micro-organismos deteriorantes, prolongando a vida útil do alimento.

Durante a cocção das frutas pode surgir na superfície uma ​espuma​, a qual deve ser retirada com o uso de uma escumadeira. Essa espuma contém pequenas quantidades de proteínas e compostos fenólicos das frutas e pode conferir sabor amargo a geleia.

Comum: é a geleia preparada com 40 partes de frutas frescas ou suco e 60 partes de açúcar. Extra: é aquela geleia preparada com 50 partes de frutas frescas ou suco e 50 partes de açúcar.

O açúcar granulado contem cristais mais grossos do que o açúcar cristal e ajuda a engrossar e conservar a geleia.

Apesar da pectina ser a substância mais utilizada na produção de geleias, existem algumas outras que podem substituir a pectina no preparo de geleias e de outros alimentos que serão comercializados. Alguns substitutos para a pectina são: o ágar, a gelatina sem sabor, a araruta em pó e até mesmo a tapioca.

A pectina é uma substância naturalmente presente nas frutas, em maior ou menor quantidade. É ela quem confere a textura típica das geleias durante o cozimento. Por isso, se a fruta utilizada for pobre nesse quesito, o doce ficará mole demais. Para corrigir, é possível adicionar pectina comercial durante o preparo.

Deixa o cabelo macio, hidratado e definido.

Além de ser conservante, o açúcar dá forma, maciez e rendimento à geleia. O mais utilizado é o de sacarose de cana. Quando a sacarose é colocada em meio ácido, ela se transforma em glicose e frutose. Isso evita a cristalização da geleia.

O que dá consistência à geleia é uma substância chamada pectina. Ela é encontrada naturalmente nas próprias frutas (em especial nas cítricas), e liberada pouco a pouco durante o cozimento, encorpando a mistura e deixando-a, como o nome diz, gelatinosa.

O princípio básico da geleia é um alimento em pedaços cozido até obter uma textura viscosa, que remete ao nome de origem francesa, gelée (em português, gelificar). Para isso, é necessário utilizar um espessante solúvel em água: a pectina.