O que fazer para parar de vomitar?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O que fazer

  1. Fazer atividade moderada, com alterações de posição e movimentos lentos;
  2. Dar a beber com frequência pequenos golos de água, chá ou sumo de fruta sem polpa e não açucarado;
  3. Se conseguir comer, dar alimentos leves, por exemplo, pão e bolachas de água e sal em pequenas quantidades;

Já para tratar os vómitos, algumas estratégias que pode adotar são:

  1. Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere.
  2. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado.
  3. Descansar.
  4. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.

Os pontos indicados para o controle de náusea e vômito são estômago, cárdia, esôfago, ponto zero, tronco cerebral e shenmem (figura 1)(1). Os pontos devem ser estimulados pelo menos três vezes ao dia (manhã, meio dia e noite) por três minutos, durante cinco dias(1).

Hidrate-se. É comum, nos quadros de diarreia ou vômitos darmos preferência para a ingestão de líquidos. O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água ou soro reidratação oral , já que com o quadro infeccioso há uma perda de nutrientes que podem levar à desidratação.

Quando o vômito é preocupante? O vômito é preocupante se durar mais de um dia e houver sinais de desidratação grave (confusão mental, batimentos cardíacos acelerados, olhos fundos e parar ou reduzir a urina), perda de peso, diarreia e febre.

Aposte em ervas e especiarias que aliviam o enjoo.
O gengibre é versátil e pode ser consumido com a água, com sucos, como chá, no arroz, em caldos, sopas, aves, peixes, etc.

Entre os problemas de saúde que podem desencadear vômito, destacam-se as gastroenterites, intoxicações alimentares, enxaquecas, alergias, síndrome do intestino irritável, infartos, bulimia, tumores, acidentes vasculares encefálicos, convulsões, entre outros.

Mas, geralmente, é possível amenizar a náusea com medidas bem simples:

  1. Respirar ar fresco;
  2. Comer alimentos leves;
  3. Comer alimentos com gengibre;
  4. Beber líquidos gelados;
  5. Beber chá de gengibre ou menta;
  6. Evitar odores fortes, como de perfumes;
  7. Evitar locais quentes e abafados.

A resposta é o lado esquerdo! A entrada do estômago fica do lado direito. Assim, se você dormir sobre esse lado, haverá maior chance de ácido subir pelo seu esôfago.

Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente.

O ponto P6 (Nei-Kuan) localizado no punho parece ser, como ponto simples, suficientemente eficaz para controlar a náusea e os vómitos quando estimulado. A simples compressão do mesmo é eficaz.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

O vômito apresenta um pH ácido, devido ao suco gástrico do estomago e, assim, leva a desorganização da estrutura de esmalte – perda dos minerais. Após o ato de vomitar, queremos imediatamente escovar os dentes e esta escovação realizada no meio ácido, devido ao vômito, pode resultar numa severa abrasão.