O que fazer para parar a dor de urina?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

5 formas de aliviar infecção urinária imediatamente

  1. Beba muita água. Com certeza, essa dica você já esperava aqui, não é? ...
  2. Não segure a urina. ...
  3. Faça compressa de água quente. ...
  4. Consuma alimentos probióticos. ...
  5. Tome remédios para tratar a infecção urinária.

Compartilhe o Post

  • 1) Beba muita água. Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. ...
  • 2) Tome medicamentos prescritos pelo médico. ...
  • 3) Evite irritantes urinários. ...
  • 4) Use probióticos. ...
  • 5) Descanse. ...
  • Conclusão.

Bolsa de água quente: a bolsa de água quente é uma boa opção para auxiliar no alívio das dores de bexiga. Também pode ser realizado um banho morno em imersão para alívio da dor – dessa forma, o sangue terá uma maior circulação na região.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Alimentos picantes. Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.

Assim, a fenazopiridina, substância ativa de Pyridium, é considerada um fármaco analgésico, e não antibiótico. Afinal, ela auxilia no trato urinário aliviando a dor, queimação, urgência e frequência das micções.

Causas de dor ou queimação ao urinar
Queimação ou dor durante a micção é tipicamente causada por inflamação na uretra ou bexiga. Em mulheres, uma inflamação na vagina ou na região ao redor da abertura vaginal (chamada vulvovaginite.

Uretrite ou infecção na uretra, que pode ser viral ou bacteriana: doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HPV, clamídia e gonorreia, costumam desencadear esse quadro. Cistite ou inflamação da bexiga, provocada por bactérias e fungos. Pedra na bexiga. Pedra nos rins.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Infecções do trato urinário
Bebidas cítricas, gaseificadas, álcool, café, determinados condimentos são bastante reportados como causadores de ardência para urinar e/ou aumento de frequência miccional, para uns, mas não para todos.

Vaginite. Uretrite. Síndrome Inflamatória Pélvica. Nefrolitíase (pedra nos rins)

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

A dor ou queimação ao urinar não somente se explica por infecções urinárias ou cálculos: ela também pode estar relacionada a ISTs, como clamídia, gonorreia, herpes e tricomoníase.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

O metronidazol pode ser encontrado sob a forma de comprimidos, creme ou gel vaginal. O benzoilmetronidazol é um derivado do metronidazol, com as mesmas funções e efeitos, que também pode ser encontrado sob as formas de comprimidos, creme ou gel.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.